sábado, 24 de dezembro de 2011
Trevo de quatro folhas de Gerwin Sturm
Gosto do trevos especialmente os de quatro folhas, embora esse é o primeiro que dobro. Modelo de Gerwin Sturm. Dobrei no papel sulfite 20 por 20cm. Diagrama aqui .Quero desejar a todos uma sorte grande!Só tem sorte quem acredita nela.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Presentes e festividades
![]() |
Quadro emoldurado que ganhei do Lucas Porto. |
Recentemente participei da festividade de fim de ano do grupo Origami Beagá. Almoço, ATC, sorteio e origamis.Foi um ano turbulento e frequentei pouco.O âmbito virtual é de mais fácil acesso.E para que praticamente faz origami nas brechas do cotidiano, o contato humano, tão necessário, torna-se algo de segundo plano. Fim de semestre e ano letivo, entrega de resultados sob pena de retalhações e então só priorizei mesmo os origamis dos amigos secretos.Fiquei meio que boiando na festa e só observando as ondas do "mar". Ora calmo ora agitado.Ganhei alguns mimos delicados das participantes, que sempre demosntram amabilidade a todos os presentes.Gostei de todos!!! Num dos encontros que pude ir ganhei da Ana Lydia um origami geométrico muito fofo com uma útil palheta dentro.Aquelas que são usadas para tocar guitarra e ótimas para vincar. Da Cláudia ganhei um pirulito com um Papai Noel pregado.Um pequeno geométrico da Michele Peretti. Depois houve amigo secreto sorteado na hora. Levei um kusudama que fiz há um tempo atrás.O Lucas Porto me deu um quadro com moldura francesa e origamis de borboletas no sorteio. Muito bonito!
![]() |
Mimos que ganhei das meninas do grupo. |
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Natal com origamigos 3
Presentes que recebi da Charlene. |
Recentemente participei de dois origamis secretos virtuais. Um deles é o Natal com Origamigos 3 do blog da Aline. Estava curiosa a respeito de quem havia me tirado. Então ela se revelou com lindos presentes que recebi aqui mesmo na cidade onde vivo da conterrrânea a Charlene.Muito obrigada Charlene! Linda caixa enfeitada por rosas kawasaki, tsurus com fitinhas e um kusudama muito bonitinho! Gosto muito dos kusudamas e móbiles que recebo de pessoas de difrentes lugares! Mais um para a coleção que gosto tanto de comtemplar!!!
Detalhes da caixa onde o kusudama foi colocado. |
Tsurus para a árvore de Natal. |
sábado, 17 de dezembro de 2011
Galo de Jonh Montroll
Havia um tempo que eu admirava especificamente esse galo.Consegui priorizar agora mais uma meta: Dobrar o galináceo! Usei papel Color plus 21 po 21 cm. É intermediário e o diagrama está no livro Mythological Creatures and Chinese Zodiac Origami de Jonh Montroll.Colocar o bicho empuleirado no galho foi um drama, pois ventava. Aproveitei uma trégua do tempo chuvoso.
Diagrama aqui
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Fox Cub de Hoàng Tien Quyet
Queria há muito dobrar essa raposinha.Na natureza ela tem pequeno porte.Usei papel sanduíche 15 por 15 cm vermelho e dourado. O diagrama esta na 15ª Convenção de Origami Tanteidan.O modelo não é difícil, mas a cauda é chatinha para virar.
Diagrama
domingo, 11 de dezembro de 2011
Tsurus modelo tradicional
Ensinei o tsuru em todas as salas dos oitavos anos. Foi um pouco trabalhoso, porque a turma era cheia e barulhenta. Mesmo assim deu pra eu ir nos grupos e orientar melhor. O bom é que que um aluno mais esperto que aprende primeiro sempre me ajuda monitorando os colegas. Depois em outros momentos como a troca de horários e no intervalo, eles interagem e acabam aperfeiçoando o aprendizado.Tive a oportunidade de substituir a professora de Artes nos 9°s anos. Não leciono Artes, mas alguns momentos uso o Origami e o Kirigami para tornar o convívio na escola menos tedioso e provocar um estímulo nos alunos. Alguns alunos usaram o lápis de colorir e a criatividade para diferenciar os trabalhos, outros acabam se destacando por essas caracteísticas particulares. Depois de conhecerem a história e significados atrelados ao pássaro, o André (8ºB) escreveu a palavra paz.. Saiu todo feliz fazendo o origami simular um voo. Fotografei todos do jeitinho como eles quiseram, pois sugeriram que o do André ficasse no meio a procura da paz. Há pouco tempo encontrei Ingrid Rosa, uma ex-aluna, que faz na atualidade origamis para as crianças menores da família dela. Ela afimou o seguinte: "Aprendi com você há cinco anos e estou ajudando agora meus sobrinhos." Ouvir isto é gratificante, pois é uma resposta ainda que tardia do resultado do trabalho. O ano está se encerrando e não sei se estarei ano que vem com as mesmas turmas, porém espero que os meninos possam usar o conhecimento para alegrar a vida deles ou de outras pessoas no futuro.
Tsurus dos alunos do 8B. |
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Adorno Papai Noel de Hideo Komatsu
Apaixonei por esse modelo de papai Noel.Na realidade é um adorno para dependurar na porta ou na árvore de Natal. A autoria é de Hideo Komatsu e está publicado na 17ª Convenção Tanteidan.Usei papel antigo que tinha aqui em casa, parecido com o sulfite e bicolor na medida de15 por 15 cm.Fotografei no Shopping. Aproveitei de uma linda decoração sobre o ciclo do ouro e a réplica da igrejinha da Pampulha como fundo. Na atualidade esta é a morada do papai Noel moderno.Se há algum no polo Norte eu não sei, mas nos centros de compra e consumo o encontramos certamente.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
domingo, 4 de dezembro de 2011
Simples dragão de Shuki kato
Ouvi dizer que 2012 será o ano do dragão no horóscopo chinês. Resolvi dobrar esse dragão não por isso, mas porque achei belas as asas.Consegui priorizar tempo para fazê-lo driblando as múltiplas tarefas.Um modelo mais simples. É intermediário.Usei papel kraft com o verso dourado 25 por 25 cm para um e papel de presente 30 por 30 cm preto com ideograma felicidade para o outro.O segundo enviei para meu amigo secreto.Tomara que leve mesmo com a felicidade para ele.O diagrama se encontra aqui
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Kusudama Tulip de Lukasheva Ekaterina
Kusudama tema do 38º desafio de kusudamas na comunidade do orkut "A arte do Origami". Fiz um primeiro vermelho e verde, na realidade um papel para confeccionar morangos que tinha comprado há algum tempo. Origem dele é coreana 7 por 7 cm. A montagem não é tão complicada, mas é prerciso paciência na hora de virar as pontinas e dar o efeito da tulipa.Gostei tanto que acabei dobrando dois. Ambos foram encaminhados como presentes para meus amigos secretos. Não disse antes, mas estou participando em dois origamis secretos este ano.Um no blog da Aline e o outro no Orkut. É bom trocar presentes com os amigos apaixonados pela arte do origami.Vídeo explicativo aqui .
Kusudama antes de abrir as pétalas da tulipa. |
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Arvorezinha de Natal e reciclagem
Muitas vezes na escola pública trabalhamos com o conceito da reciclagem de materiais.As revistas velhas e encartes de supermecados e propagandas, que aliás são papéis de extrema qualidade aqui no Brasil, ganham nas aulas um destino diferente do lixo. O Natal está chegando e resolvi ensinar uma arvorezinha muito simples para os meninos.Usa-se 8 quadrados dobrados com a base waterbomb . Depois dobra-se a pontinha e depois colamos as peças (apenas uma pontinha). Eles usaram a criatividade e fizeram novos modelos para a árvore. Ela é ideal para colocar na parede ou porta, porém inventaram pezinhos para elas. Eu não levei lantejoulas, mas apareceram algumas enfeitadas .Os meninos são criativos e as peças ficaram lindas!!!
Árvores do Júlio, Carolina e Priscila (8ºA) |
Árvore do Gabrilel Lorran (8ºA). |
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Estrelas recortadas
O Natal está chegando e com ele os enfeites coloridos por todo lugar.Cláudia, professora do Projeto de reforço da escola, pediu uma ideia para trabalhar com os alunos dela. Lembrei-me das estrelas feitas com recorte. Sempre olhei para elas nos sites da internet, mas só agora resolvi fazê-las. São bem simples e ela aprendeu. rapidamente.O conhecimento deve ser dividido.Repassado no momento apropriado e em tempo hábil. No dia seguinte recortou os papéis com os alunos e fizeram as estrelas.As primeiras ficaram com os meninos.Depois outras foram confeccionadas para a sala de aula dela e para a escola.Ficaram bem bonitas. Ela depois me contou que ensinou na outra escola que ela trabalha para a diretora que adorou a ideia e foi passando para a frente.Interessante quando um simples movimento que a gente faz se multiplica.
Estrelas dos meninos do Projeto. |
Estrela do Neriberto.(9ºano) |
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Medalhas de Fumiaki Shingu
Houve apresentação dos alunos no dia 19 de novembro em comemoração ao Dia da Consciência Negra.Várias danças com os ritmos da África, poesias e tendo como desfecho um desfile de Beleza da diversidade étnica brasileira.Alunos de todas as tonalidades participaram: mulatos, negros e louros abrilhantaram a passarela improvisada na escola.Foi tudo muito simples, mas alegre e empolgante.Confeccionei algumas medalhas simples do site Origami Club, já que tivemos a ideia na última hora e para ficar uma coisa diferente. Fiz seis, pois seriam três primeiros lugares dos 6º e 7º anos e três dos 8º e 9º anos.Deixei as medalhas com uma colega de trabalho que na hora da premiação as colocou do lado contrário na roupa dos meninos. Achei graça na forma como ela viu a medalha.Foi só para confirmar mais uma vez que enxergamos a mesma coisa de formas diferentes mesmo. Mesmo assim os meninos gostaram da brincadeira.
![]() |
Alguns dos meninos premiados no dia.Eles são lindos!!!! |
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Dia da Consciência Negra
Pessoas vivendo em harmonia e buscando a Paz. |
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.É uma data que eu particularmente gosto de trabalhar com os alunos em sala de aula, pois a maioria de nós lá temos a ascendência negra. Na Língua Portuguesa trabalho as palavras de origem africana, textos e questões sobre a arte, culinária, música e aspectos em que os alunos identifiquem e valorizem suas raízes.É um processo de autoaceitação.Dobrei bebês que representassem as etnias mais visíveis no Brasil.Usei papel japonês 12 por12cm.
domingo, 13 de novembro de 2011
Baby de Robert Lang
Outro origami que sempre achei bonitinho, mas nunca me atrevia a disponibilizar tempo para ele era o bebê.Agora chegou o momento desse fato acontecer.Uma colega de trabalho me pediu uma ajuda para fazer alguns convites para uma feira com o tema "A vida pede passagem". Ela queria um bebê na palma de uma mão. Depois pediu que ele estivesse dentro de rosas, para simbolizar o renovo. As rosas eu já tinha ensinado para os alunos interessados.Para aproveitar o estímulo do pedido, eu resolvi estudar o diagrama. É intermediário e a dificuldade maior foi entender o passo 24, já que o diagrama achei na internet e estava horrível de se entender. Fiz os cincos bebês que ela me pediu e as rosas ficaram para os meninos fazerem.O diagrama do bebê se encontra no livro Design Secrets do Robert Lang.
Rosas gigantes feitas pela aluna Chelsea (8ºA). |
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Atividades em sala de aula 4
Ensinei ao meu aluno Jonathan uma rosa. Rosa Kawasaski de Toshikazu Kawasaki. Não aprendeu de primeira, mas é um adolescente esforçado. Ficou super entusiasmado. Queria dobrar uma logo e dar de presente para a mãe dele. Já disse que eles (juniores e adolescentes) surpreendem pelo empenho e criatividade, quando são estimulados e bem orientados. Deixei o diagrama com ele e mostrei as dobras importantes antes da roda (twist). No outro dia ensinei o que faltava. Não demorou muito estava pronta a primeira rosa dele. Papel de rascunho. Depois outros alunos se interessaram.e até aqueles que não se aprofundavam muito no assunto. Alguns têm mais dificuldades mesmo e ajudei em alguns intervalos (recreio). Não trabalho diretamente com o conteúdo Artes na escola e por isso a ajuda foi dada nos sábados na reposição de aula. Tudo previeamente conversado com direção e alunos. Os que já estavam hábeis ajudaram a quem ainda não tinha aprendrendido tudo. Agora eles estão reproduzindo o conhecimento na sala sozinhos. Recebo críticas às vezes, pois ensinar algo diferente, mesmo nos intervalos fomenta o espanto.Prefiro ver os alunos encantados com as dobras do origami a outras atividades obscurecedoras que podem seduzi-los, principalmente os que moram na periferia. Para quem ainda tem dificuldades em dobrar a rosa deixo este link que acho muito bom para ensinar e aprender a rosa .
Rosa engraçadinha do Luciano ( 8º ano) |
domingo, 6 de novembro de 2011
Kusudama Clo de Isa Klein
Kusudama criado por Isa Klein.Usei papel de presente 9 po 9 cm.Modelo publicado na revista4esquinas.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Atcs - Argentina
ATCs são cartõezinhos que trocamos com grupos de artistas origamistas de diferentes lugares.Usa-se um origami bem simples para ilustrar uma ideia que pode ou não ser proposta pelo grupo que organiza a troca.O objetivo maior é mesmo o intercâmbio de ideias e modelos, mas acredito que os cartões levam mais do que isso.Transportam alegria, a intenção e a energia que colocamos no momento da execução.O proponente do intercâmbio é o grupo de Origami em Rosário na Argentina.O tema era livre e pensei em um lápis de cor que é um objeto para colorir e tornar o desenho mais belo.Colorir a vida, pois ela é da cor que pintamos.Frase antiga e verdadeira.Também escolhi o trevo de quatro folhas que segundo a crença popular é símbolo de boa sorte. Espero que todos que recebam meus Atcs tenham mesmo uma vida mais cheia de cores e de muita sorte! Por agora eu já preenchi minha quota de ATCs no ano.O diagrama do trevo está aqui e o do lápis aqui .
domingo, 30 de outubro de 2011
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Little Roses de Maria Sinayskaya
. O modelo Little Roses de Maria Sinayskaya foi escolhido pela Carla para o 36º desafio de kusudamas da comunidade A arte do origami, no Orkut. Modelo encantador!!! Fiz esse primeiro com papel sulfite lilás e roxo 7 por 7 cm gramatura 80. Ficou pequeno e acho que deveria ter usado um 9 por 9cm para facilitar a viradinha na borda do modelo que dá o efeito de pétala da rosa. No 7 por 7 cm foi dureza! Todo cuidado para não rasgar. Queria algo que combinasse com as cores e pedi mais uma vez ajuda a mãe natureza. Levei para a escola .Lá há uma cerca florida de Pingo de ouro, planta usada para fazer cercas naturais e com flores do tom do kusudama que fiz. Mostrei aos meus alunos e a maioria gostou muito. Apenas um minuto de distração, escrevendo no quadro... E quando virei o kusudama tinha virou bola de futebol nos pés do Fernando. Aliás tudo vira bola de futebol nos pés e mãos do garoto! Deu ainda para salvar a peça, embora ela tenha ficado um pouquinho amassada antes das fotos. Resolvi registrar do jeito que estava mesmo.Depois doei para a Cássia, uma adolescente do 8ºA, que ficou apaixonada pela peça desde o primeiro momento.O momento dos "clicks" foi repleto dos palpites e perguntas da meninada. Eles não são mesmo uma graça! Os colegas de trabalho ficaram olhando a movimentação meio espantados. Nem todos gostam, mas entendo que a arte é uma forma de sensiblilizar e mostrar algo novo para os alunos.
Diagrama do Little roses aqui
Diagrama do Little roses aqui
Assinar:
Postagens (Atom)