sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Atividades na escola 2

    
         Fiz um trabalho em parceria com o professor de matemática na escola. Ensinei o tradicional cubo de 6 partes. Eram dois turnos. O primeiro 8º anos veriam as questões dos ângulos e os 6º anos as figuras e formas geométricas. Apenas lembrei a eles os princípios básicos, pois cálculos seriam trabalhados pelo professor  da matéria. Mostrei um cubo bem colorido.Na mesma hora eufóricos queriam aprender. Providenciei doação de papéis para reciclagem e ganhei dois pacotes de papéis coloridos. Procurei  para formar monitores na sala em que houve uma resposta positiva na aprendizagem do módulo.São  aproximadamente 35 a 37 alunos em cada sala. Formamos grupos de 5 alunos. Os monitores são essenciais em turmas grandes e no momento de repartir o conhecimento, pois aceleram a aprendizagem assim não fico com 10  atrás de mim implorando por socorro. Na hora de explicar, uso o quadro de giz e um origami gigante para todos visualizarem.Os 6ºanos tiveram mais dificuldade pelo fato de ser algo novo, a coordenação motora ainda não desenvolvida totalmente e turmas muito cheias. Apenas uma turma deu um resultado satisfatório. Resolvi montar sólidos usando papercrafts (figuras geométricas para recortadas e montar). Deu certo.Os 8 anos o resultado foi bom. Reciclamos folhas de rascunho e papéis de propaganda. Alguns coloriram as folhas e dobraram os módulos.Depois que haviam treinado e já produziam os cubos levei os pacotes coloridos para a sala mais interessada.entreguei aleatoriamente as folhas e não barganhei troca de cores com ninguém para evitar reclamação. Eles mesmos trocaram em si as cores.Gostei de vê-los interagindo.
       Mais tarde usando o mesmo módulo mencionei a possibilidade de dazer as figuras com 12 módulos e com 30.Mostrei um confecionado que circulou pela sala. Dei as coordenadas para se fazer e indiquei um vídeo no you tube. Apareceram 5 ou 6 módulos de 12 e um de 30. Eu não devia me surpreender, pois adolescentes e crianças quando querem superam as espectativas.





Com 30 peças.

4 comentários:

  1. Muito legal usar o origami na escola!! O colorido dos cubos me lembrou de "circo"!!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Deinha! Deve ter sido gratificante tanto para os professores como também para os alunos!
    parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Carla para os alunos é muito bom, pois é algo interessante e diferente.A maioria dos professores gosta, mas alguns não investem para mudar a dinâmica das aulas o que é uma pena.Fico feliz quando os alunos aprendem, reproduzerm e criam. obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Pode comentar à vontade!