domingo, 11 de dezembro de 2011

Tsurus modelo tradicional


          Ensinei o tsuru em todas as salas dos oitavos anos. Foi um pouco trabalhoso, porque a turma era cheia e barulhenta. Mesmo assim deu pra eu ir nos grupos e orientar melhor. O bom é que que um aluno mais esperto que aprende primeiro sempre me ajuda monitorando os colegas. Depois em outros momentos como a troca de horários e no intervalo, eles interagem e acabam aperfeiçoando o aprendizado.Tive a oportunidade de substituir a professora de Artes nos 9°s anos. Não leciono Artes, mas alguns momentos uso  o Origami e o Kirigami para tornar o convívio na escola menos tedioso e provocar um estímulo nos alunos. Alguns alunos usaram o lápis de colorir e a criatividade para diferenciar os trabalhos, outros acabam se destacando por essas caracteísticas particulares. Depois de conhecerem a história e significados atrelados ao pássaro, o André (8ºB) escreveu a palavra paz.. Saiu todo feliz fazendo o origami simular um voo. Fotografei todos do jeitinho como eles quiseram, pois sugeriram que o do André ficasse no meio a procura da paz. Há pouco tempo encontrei Ingrid Rosa, uma ex-aluna, que faz na atualidade origamis para as crianças menores da família dela. Ela afimou o seguinte: "Aprendi com você há cinco anos e estou ajudando agora meus sobrinhos." Ouvir isto é gratificante, pois é uma resposta ainda que tardia do resultado do trabalho. O ano está se encerrando e não sei se estarei ano que vem com as mesmas turmas, porém espero que os meninos possam usar o conhecimento para alegrar a vida deles ou de outras pessoas no futuro.

Tsurus dos alunos do 8B.

4 comentários:

  1. Ah, se eu tivesse uma professora assim quando era pequena!!

    Parabéns, Deinha!!!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. É um lindo trabalho o que vc faz e realmente é gratificante ouvir e ver que o trabalho que fazemos tem continuidade...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo elogio Yara!Acho que tive sorte!Tive professores que me sensibilizaram para a arte.Não era origami, mas tenho espírito de gratidão pelo que puderam fazer por mim.A gente deve mesmo ensinar quem o deseja realmente.Espero que a arte traga muita alegria para eles.Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Angela!Às vezes a gente se surpreende ao saber o quanto um simples gesto ou uma ação podem tornar o curso da vida das pessoas diferentes. Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Pode comentar à vontade!