sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Meu estilo preferido



       Outra pergunta difícil de ser respondida é esta: Qual o seu estilo favorito?Não sou uma pessoa arbitrária na questão de estilos de origami. A arte com papel é bem acessível a todos.Não discrimino  o kirgami , quiling, papercraft e nem  os modelos com corte e com módulos e outras variantes.Todo radicalismo tem sua faceta negativa e aceitar e compreender a função das variantes na "pairoarte" me torna um ser mais esclarecido.
      Tive a oportunidade de experienciar um pouco todas. Quando se é professora aprendemos o valor do corte, da cola, da montagem, dos papéis de propaganda que podem resultar em reciclados lindíssimos. Eu sem parcimônia uso tudo na sala de aula. Especificando mais sobre o origami, dobrei módulos do  kusudama Electra. Na época peguei um livro na biblioteca.Com o tempo o acesso à internet se tornou acessível e  baixava tudo sobre o assunto. Resumindo depois que participei do grupo Origami Beagá, pude me deparar com outras técnicas de origamistas mais experiêntes.No meu caso, mais observava e ouvia  que praticava. Conheci várias técnicas como Box Pleating e wet folding outras. Até ousei em cps muito simples.São técnicas que demandam estudo e lugar bacana para dobrar. Erro, acerto e persistência. Pretendo priorizar mais espaço para elas na minha vida, apenas para satisfação pessoal.
          Origami 3D, eu ainda não o fiz. Apenas admiro a capacidade das pessoas de combinar bem as cores e módulos e formam origamis muito bonitos.O  3D é muito importante para as terapias de cura.Por isso é muito usado nas prisões, ambulatórios e grupos diferenciados.Muita gente desenvolve a paciência, concentração e relaxamento.Ele existe e exerce uma função muito nobre para os grupos que mencionei. Este fato o iguala as grandes dobras do figurativo.O que há por aí é muito preconceito, ridicularizando o estilo. A arte tem a função de romper barreiras como a do preconceito.Temos que abrir a mente e entender que as variantes não existem por acaso.Entendo quer o negócio é dobrar aos poucos os módulos. Pode-se fazer a dobragem sem tempo determinado e depois montar quando o número de módulos for suficiente. Tenho dois em casa, que recebi de presente de dois amigos. Fico a admirar e a imagino como são feitas aquelas combinações.Um dia eu investirei neste estilo.
        Ainda perambulo por muitos estilos. Porém mudamos a todo instante e hoje aprecio bastante o figurativo. Eu acho belas as figuras criadas.Ao ler os diagramas, me deparo comcomandos diferentes que me trazem ampliação de conhecimento.Ás vezes finalizar uma dobra mais atrevida do diagrama é muito satisfatório.  Bacana as variedades de interpretações dadas a um mesmo diagrama. Até as cores escolhidas e a forma como se fotografa a dobra,  torna tudo mágico e agradável aos olhos.
         Há autores para todos os gostos e todos os níveis, mas os que eu mais gosto no momento são os seguintes: Jun Maekawa, Fernando Gilgado, Komatsu Hideo, Hojyo Takashi, Artur Biernacki e Roman Diaz Aprecio também o trabalho participantes do  site Neorigami, os artistas do VOG tantos outros que encheriam está página só em citações. Só sinto falta dos origamistas brasileiros.Uma grande lacuna quase vazia...Grande discussão que não cabe a este texto.
         Dobrei um gatinho simples com papel sulfite 21 po 21 cm. A autoria ainda não achei, pois por um bom tempo juntava diagramas e prometia a mim mesma dobrá-los.Selecionei e doei muitos para um aluno aprendiz..De uma caixa gigante cheia de papel surgiu o gatinho, mas sem referências de autor. Dobrei meio às pressas. Simples e adorável.
      Pretendo continuar. Não importo muito com o ritmo ou se fulano ou ciclano está dobrando demais.Conheço bem minhas limitações, todavia  acredito em  possibilidades infinitas. Então prossigo. Os desafios estão por todas partes. Cabe a nós escolhermos os melhores ou enfrentar e superá-los. Torná-los realidade, pois a vida é bela, entretanto breve.

4 comentários:

  1. Deinha,
    bacana o seu texto...
    Esse gato é do Toshie Takahama.

    abraço e tarefa cumprida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio e pela referência do nome da autora.Beijos!

      Excluir
  2. Ótima e instrutiva leitura! Sua experiência com o origami aplicado na escola é fabulosa! Mundo mágico o seu!! Quando crescer quero ser como você, Deinha! rsrs
    Feliz Natal a você e aos seus! Muita paz e saúde!
    Um abraço de sua seguidora fiel! :)

    ResponderExcluir
  3. Ei Yara!Obrigada pela visita!Eu tento ser uma boa professora, apesar da realidade dura da escola pública brasileira.Você já cresceu e virou mocinha!!!Seu trabalho é um espetáculo que enche os olhos.Feliz Natal para você e seus familiares! Um beijão!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Pode comentar à vontade!