sábado, 11 de fevereiro de 2012

Festival do Japão 2012 - Belo Horizonte




        Evento foi realizado no Expominas no bairro Gameleira em  Belo Horizonte nos dias 03,04 e 05 de fevereiro. Muito bacana, pois exibiu  as riquezas culturais e tradições japonesas para todos que se disponibilizaram em conhecer ou revê-las. Lindas apresentações de artistas variados. Na música do rock à  milenarares composições japonesas e seus  instrumentos.Várias exposições como as de calendários, bonsai e vários espaços temáticos.Objetos de decoração, Animé, Mangá e Cosplay, cerimônia do chá e Ikebana. Deliciosos produtos e pratos como Sushi, Sashimi, Tempura e bebidas também!!!
       Amei extremamente as oficinas e por isso fui mais de um dia. Eram elas Furoshiki, Kirigami, Mangá, Anime, Oshibama-e e Washi.A que para mim foi completa novidade foi o Furoshiki.Como que um lençinho pode assumir tantas funções!!!Encantadora arte de dar nós e transformar o improvável! Fiz a  de origami que foi para iniciantes, mas isso não foi problema. Gostei muito, pois a Patrícia Eda (ministrante) trabalhou com o diagrama do Espírito Santo. Foi febre há um tempo atrás no mundo origâmico, mas eu não o tinha ainda dobrado. A oficina de kirigami foi incrível também! Lindo o stande da Noami Uezi (ministrante) e a assistente dela que com muita gentileza e cortesia atendeu a todos. Oshibama-e foi minisrtrada por Alice Imai. Uma gracinha de trabalho!!!Apesar do meu empenho para conseguir participar todas, não encontrei vaga oficina de Washi-e.Quando cheguei  ao evento a banda  Surge-outofdesperation.Gostei muito do visual da galerinha que curtia o show,  porque era bem despojado com os cabelos roxos, vermelhos, descoloridos e bem pretinhos.  
        As apresentações das danças folclóricas japonesas no palco principal foram fantásticas!!! Cada uma mais linda que a outra! É nessas horas que uma câmera mais potente para retratar os detalhes faz uma tremenda falta...Projeto meu para o futuro.Desejo que haja muitos eventos tão bacanas como esse nos próximos anos! Que o Festival do Japão se consolide mesmo em Belo Horizonte!

Portal na entrada do evento
Patrícia Eda  foi a  ministrante da oficina de Origami. Ela é uma pessoa muito gentil e encantadora.
Espírito Santo: Origami desenvolvido na oficina de origami. Simples e encantador. Eu ainda não o tinha dobrado e gostei  de fazê-lo.
Naomi Uezu  foi a ministrante da oficina de kirigami. Uma pessoa  amável e sempre disposta a ajudar.
Cartão cerejeira (kirigami)

Cartão árvore (kirigami)

 
Sacola feita com Furoshiki: Amei a técnica de coração!!!!Ministrante  foi o Cláudio Sampei.

Uma gentil senhora que escrevia os nomes das pessoas em japonês. Ela escrevendo o meu. Infelizmente eu esqueci o nome dela.

Meu nome.

Cartão que fiz na oficina Oshibana-e, com a instrutora Alice Imai. Amei!!!



6 comentários:

  1. Muito legal o festival, Deinha. Tantas oficinas bacanas.
    Em relação ao modular cortador de biscoito, o meu também poderia ter ficado mais durinho, apesqar de que usei uma gramatura maior no papel, acho que ainda não ficou no ponto. Talvez uns 100 g/m2 fosse interessante, mas como não gosto de repetir dobras, já estou satisfeito :)
    Tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Edmilson, as oficinas foram muito proveitosas e bacanas!Também não gosto de repetir origamis, mas quem sabe um dia eu me animo de novo?Um grande abraço!

      Excluir
  2. A cultura japonesa é mesmo impressionante... seu nome ficou lindo em mandarim.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Keila!Concordo plenamente contigo!Não tive condições de fotografar muita coisa bonita, mas fiquei muito impressionada com a beleza e organização do evento que foi a primeira edição em BH.Amei meu nome em outra língua.Sei que não é mandarim.Do idioma japonês sei bem pouco.Quem sabe eu me aventuro e empreendo em aprendê-lo? Pode ser...Um grande beijo!!!

      Excluir
  3. Ah, Deinha! Fiquei com vontade de ver tudo isto de pertinho! Que bom que você foi e pode dividir estas experiências conosco!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carla!Acho que para uma primeira edição foi muito bacana!Digo isto sem exageros.Sei que os eventos do seu estado são fantásticos e espero vê-los o mais breve possível.Muito obrigada por seu comentário!Beijo!

      Excluir

Sua opinião é importante! Pode comentar à vontade!