Recentemente visitei o Espaço Tim UFMG do Conhecimento, na Praça da Liberdade em Belo Horizonte.a exposição Demasiado Humano instalada no espaço mostrou temas variados ligados à existência humana desde seu surgimento, povoamento e atual situação no planeta. Muito diversa e informativa, entretanto um dos temas me chamou bastante a atenção: Cosmogonias. Trata-se da origem do ser humano sobre a Terra do ponto de vista de diferentes povos.As historias de cada povo foram confeccionadas em papel recortado de gramaturas e cores diferentes produzindo um efeito 3D muito belo nos cenários.Quem se aproxima do cenário, escuta a história na língua original em que criada e a tradução da história foi colocada no chão. Não tenho um nome específico do artista,mas o trabalho é fantástico, cheio de detalhes cuidadosamente preenchidos em cada quadro. Deixo algumas fotos para visualização.
O artista fez esse primeiro quadro onde trabalhadores estudam a execução dos trabalhos.Só é visto na cosmogonia Judaico-cristã, mas acho que funciona como um preâmbulo para entrar no clima dos painéis. A ideia que captei é de que eles executaram todo o serviço.Tudo isso é papel!!!!
Judaico-cristã
Grega
Maia-Quichê
Maxakali
Yorubá
Depois fui ao planetário e assisti a um filme temático sobreo universo.Observar as estrelas irei outro dia.Válido bastante para quem tem crianças. Divertimento e cultura garantidos para todos.
Informações:
http://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/
Que mostra fabulosa!!! Muito interessante!
ResponderExcluirDeinha capturando sempre coisas ótimas!!
Beijos e bom domingo!
Yara eu fiquei fascinada com a beleza e os detalhes dos paineis e achei que merecia ser dividido.Obrigada pelo comentário!
ResponderExcluirLindos , lindos... será que ainda estão em exposição?
ResponderExcluirFeliz férias!
Estão sim Keila.Até agosto.Obrigada pelo comentário!
ResponderExcluir