Algumas vezes trabalho artes nas sala de aula. Sempre relacionando o conteúdo da matéria ao ensino da língua. Ás vezes acontece simplesmente pela diversão e pelo interesse dos meninos nos diagramas e por algum modelo achado na internet ou visto em reportagens. Ensinar 37 ou 40 alunos barulhentos é uma tarefa árdua.Uso as seguintes estratégias:Mostro a eles o origami ou artesanato a ser confeccionado. Pergunto quem quer aprender. Lógico que 99% levanta a mão e diz:Eu!!! Antes do início da tarefa tem-se que estabelecer pactos de silêncio e de cooperação entre eles, depois dividir a turma em pequenos grupos de quatro ou cinco alunos.Sempre tem aqueles que aprendem com maior rapidez e delego a eles a função de meus ajudantes(monitores). Muitos adolescentes adoram ser monitores, pois se sentem mais capazes.Ensino o passo do diagrama e vou em cada grupo.Os monitores estarão sempre no grupo onde não fui. Assim consigo ensinar alguns origamis mais elaborados para a turma. É trabalhoso! Mas o resultado é lindo demais!!!
Levei um papagaiozinho que aprendi há muito tempo.Como as dobras são do nível intermediário, dobrei só com o 8º ano( antiga 7ª série).Fizeram usando folhas de papel sulfite A4 mesmo.Alguns coloriram o papagaio.Depois buscaram na internet outros diagramas como o dinosauro.O resultado foi muito bom! Deixo o registro fotoráfico do trabalho do Jonathan e da Chelsea (8º A).
Dinosauro feito pela aluna Chelsea (8º ano). |
Belo trabalho, Deinha! É muito legal divulgar o origami entre a meninada, assim eles aprendem a se organizarem e se concentrarem mais, de uma maneira geral.
ResponderExcluirParabéns!
Bom domingo!
Obrigada Yara!Aos poucos eles vão adquirindo a organização e atenção necessárias para a vida. Aprendendo seguir o diagrama , se tornam mais atentos e pacientes.A alegria de terminar as dobras enche a gente de contentamento.
ResponderExcluirBeijos!
Que legal Deinha! Queria ter uma professora de Português como você rsrsrsrs.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, e continue insentivando seus alunos, quem sabe um dia o origami não se torna uma arte mais valorizada e mais conhecida.
Bjs!