segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Yukin de Ronald Koh




        Peixes são lindos! Já tive alguns aquários. Dependendo do tamanho do vidro, pode dar um pouco de trabalho. Na minha casa quando adolescente era sempre eu que aparecia com uma coisa nova. Minha mãe dizia que eu estava inventando moda."Caçando indaca" era a expressão usada pela minha irmã quando um novo habitante surgia na casa. Um dia apareci com com uns dois peixinhos.O vidro era do tamanho médio e eu achei tudo muito gigante para eles. Não demorou muito  o  cardume foi crescendo. Cuidar dos peixinhos foi muito prazeroso. Limpar o aquário era um cerimonial. Tirar com todo cuidado os bichinhos, depois as pedras, enfeites, bomba d"água e outros apetrechos. Limpar o lodo e a sujeira. Depois retornar tudo de novo no lugar com bastante cuidado e água apropriada. Por mais cuidado que eu tivesse infelizmente depois de  algum tempo morriam . 
       Eu dava nome a cada um deles.O último que tive foi um Beta macho lindíssimo. Vermelho e com uma  cauda enorme que enchia os olhos .Ele ficava num lugar de destaque na sala.Os elogios eram inevitáveis por causa do porte nobre, o balançar, exuberância da cauda e barbatanas. Dei a ele o nome de Amarildo. Todos sem exceção riram desse nome. Não sei o porquê até hoje. Cuidei muito bem do Amarildo, mas um dia ele partiu. Depois comecei trabalhar fora e estudar. Muitas tarefas e ficou mais difícil tê-los, já que ninguém queria fazer a limpeza, alimentar e cuidar dos bichinhos. Ficaram as boas lembranças.
       Meu amigo oculto de origami me disse que gostava de peixes. Dobrei poucos peixes.Então um bom motivo para fazer um. Descobri nos meus guardados um livro Origami Goldfish de Ronald Koh. São peixes belos e de nível intermediário e avançado. Usei  um papel para origami de origerm coreana 30 por 30 cm que comprei há um tempo.Não ficou perfeito.O diagrama impresso estava pequeno e não entendi alguns detalhes pequenos. Estou prosseguindo e espero que tenha agradado à pessoa que o recebeu..



Um comentário:

  1. Lindos! Gostei do nome do seu peixinho, o Amarildo. Quando era pequena eu tinha um peixe de plástico e o nome dele era Peixoto.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante! Pode comentar à vontade!