quarta-feira, 26 de junho de 2013

Love de Francis Ow


          O origami com a palavra love era um  que eu sempre admirava e queria há muito tempo dobrar. Então tomei coragem e resolvi dar uma olhadinha mais esforçada sobre ele. Lia o diagrama, mas o achava confuso. Entendi que devemos dobrar primeiro o coração flechado. Depois fica mais fácil. Usei o tamanho 1:9,  porque ficou difícil escrever o ve depois do coração.O autor é Francis Ow . 







quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mais tulipas




       
          Uma tulipa que me chamou a atenção pelo diagrama. Imprimi e não entendi logo no começo, pois ficou difícil de visualizá-lo. Após várias tentativas, consegui dobrá-la.O autor não dá detalhes de como o centro dela fica, então tentei fechá-la sobrepondo as abas no centro. Achei belo o resultado. O autor eu não consegui identificar. Há uma rubrica no esquema e a página é assinada por duas pessoas. O blog onde está o diagrama está aqui.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Papagaio de Barth Dunkan



       Outro papagaio interessante é este. Gostei dele desde a primeira vez que eu o vi, mas só pude dobrá-lo agora. É criação de Barth Dunkan, mais conhecido como Magic Fingaz. O diagrama foi disponibilizado pelo autor aqui . Depois encontrou um velho amigo e tagarelavam sem parar.

Papagaios conversando.

sábado, 8 de junho de 2013

Arara de Manuel Sigro


       As araras azuis foram as estrelas do filme Rio.Infelizmente ainda estão na linha da extinção. Fiz o casal para o trabalhinho de uma amiga e não é que o dia dos namorados está chegando aqui no Brasil? E o comércio comemora as grandes vendas...Como dizem por aí: "O amor é lindo!" Usei Papel sanduíche 30 por 30 cm.O autor é Manuel Sigro.

Veja o vídeo

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Rio 3D de Fmatheus


       Papagaios!!!. Já queria dobrá-los há muito, mas sempre arranjava uma desculpa. Agora atendendo uma solicitação de uma amiguinha resolvi fazê-los. Retratar as aves do filme Rio, que são todas alegres e cantantes.Pensei nos papercrafts de aves que existem na internet. São lindos demais, porém trabalhosos para mim, neste momento. Encontrei um diagrama de autoria de Fmatheus. Um papagaio de aparência alegre, que me fez recordar do Louro. Louro foi um dos bichinhos da minha infância.Ele falava à tarde toda.às vezes palavras repetidas do nosso cotidiano vocabulário caseiro, outras vezes coisas desconexas. Um dialeto que só ele entendia. Papagaiês devia ser. Tinha crises de riso e de choro. Na realidade ele imitava eu e minha irmã, que brincávamos e brigávamos.Dava uma belas bicadas na gente que eu achava que ficaria sem dedo.Ele não está mais nesta existência, porém é uma agradável lembramça. Diagrama aqui

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Coração com lírio de Andrey Lukyanov



       Gostei muito desse coração com um lírio no centro. É criação de Andrey Lukyanov. Usei um papel japonês decorado15 por 15 cm, mas percebi depois que não era o mais adequado, pois ficou denso para as pétalas do lírio. O diagrama saiu publicado  na II International origami Internet Olimpiad realizada em 2012.

domingo, 26 de maio de 2013

Variante do pote com broto


      
      Passeando pelas páginas na internet eu encontrei uma variante do pote com muda. Infelizmente não tem esquema. Não sei quem é o autor e só consegui dobrá-lo graças a observação de fotos e tentativas e erros.   A ideia veio desta foto. Outra foto. É... Parece que as mudinhas estão crescendo...
            Mas quem quiser se aventurar, deixo aqui o caminho das pedras.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Lagarto de gola de Ronald Koh

       
         
         Um largarto diferente e que habita as regiões do norte da Autrália e Sul da Nova Guiné. Camufla-se no próprio habitat e come basicamente muitos insetos.Curioso no bicho é essa gola que mais parece um babado.Dobrei para participar de um desafio na internet.Aliás há muito tempo que não participava de algo semelhante.Os concorrentes daquele embatefizeram interpretações fantásticas!!!Você pode dar uma olhadinha aqui. Não ficou sensacional, mas fiquei feliz com o resultado.Estímulo importante ao meu ver para os dias em que estou sem motivação. Dobrar a proposta de um origamista diferente com gostos totalmente diferente do meu têm sido bom agora.O que admiro nestes animais é a capacidade de adaptação ao meio ambiente. Adaptar a algumas situações tem sido uma vivência minha.O autor é Ronald Koh e o diagrama achei na internet.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pote com broto

       

      Estou gostando muito destes potinhos, pois são chamosos, enfeitam qualquer espaço e agradam a quase todos. Achei o CP na página de Hy Té Lềnh numa rede social. Não sei de quem é a autoria. Feitos com papel do tamanho de dinheiro (Dollar origami), porém medidas variadas que proporcionaram  potes maiores e um menorzinho. O todo verdinho é pequenino nnem deu para fazer uma dobra na parte superior. Apenas um pedacinho de folha que sobrou e o maior  eu usei um papel bicolor que eu tinha em casa. Esqueci mesmo de anotar as medidas... Para facilitar a feitura, seria bom que alguém dobrasse o broto da primavera de Abu ou o pote rosa.Os potinhos com muda representam vida e renascimento para mim. A ideia de novas expectativas no ar.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Quinde de Antonio Chavez Armas


     Quinde é o mesmo que beija-flor. Gosto muito dos beija-flores e quando surge um novo no planeta origami sempre fico feliz. Ainda é um pássaro que não fotografei. É rápido demais, quando surge. Mesmo assim paro e assisto ao espetáculo que ele me proporciona com seu voo e ar desconfiado. Numa hora apropriada terei o mérito de registrá-lo de forma bem marcante. Antonio Chavez Armas gentilmente nos ofertou este lindo origami em sua página na rede social e o diagrama encontra-se aqui.  Usei um papel japonês 15 por 15 cm.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pote de rosa



        Um potinho simpático e uma bela rosa. Este é um origami em homenagem às mães.Mãe mesmo que ausente é uma figura importante.Significativa. Marcante...
        Lindos potinhos dobrados por um origamista, que gentilmente nos ofertou um fotodiagrama no seu perfil em uma rede social e que pode ser acessado nos comentários da foto aqui..O autor, eu ainda estou verificando quem é.Usei um papel de dupla face de gramatura 75 g. É um origami feito de dinheiro, e portanto usei um retãngulo.




sexta-feira, 3 de maio de 2013

Borboleta


          Revirando as gavetas e guardados antigos,  então surge uma linda borboleta!!! Interessante que ela tem movimento nas asas. Encontrei o diagrama na internet há muito tempo. Era muito pequeno e difícil de ler e entender.Eu o imprimi e depois de várias tentativas, finalizei o modelo.O colorido é apenas para não mais confundir a sequência das dobras.Há o nome de Akira Kawamura  no diagrama, porém não sei se ele é o autor. Ela é para dar um pouco mais de vida nos momentos de densidade. Uma comemoração ao retorno às dobras!


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dinara de Márcia Moura

     

         Fiz um kusudama  para presentear um novo amigo.Ele aprecia muito as cores amarelo e laranja. Procurei muitos diagramas, mas de todos o que realmente gostei foi do Dinara. As peças a serem feitas eram muito simples, a montagem rápida e o resultado final encantador. Outro fato que também me inspira é dele que ele foi criado em  homenagem à mãe da criadora: Márcia Moura. Então  coloquei o tsuru enfeitando como se estivesse no ninho.O dia das mães se aproxima... Usei papel sulfite amarelo e laranja no tamanho 7 por 7 cm.O diagrama encontra-se aqui. 


sábado, 20 de abril de 2013

Lápis de Maick Pinheiro



     Este lápis gordinho é muito lindo!!!. Aliás, eu me encantei com este origami  há um bom tempo. Lápis, borracha, caneta e outros apetrechos da escrita tradicional são abjetos do meu convívio cotidiano.Talvez esta seja a razão do meu fascínio por ele. Eu o vi no blog do Maick Cristian, um artista paraense. O diagrama foi disponibilizado uma vez só numa rede social. Eu o imprimi e guardei na minha caixa de preciosidades. Há muito queria dobrá-lo, mas a hora certa era o agora. Procurei nos meus guardados e  descobri que preciso pôr a casa em ordem em vários sentidos e  reorganizar os arquivos. Não encontrei. Acredito que se for solicitado ao autor seja possível adquiri-lo.






sábado, 13 de abril de 2013

Coração com mãos



     Mais um coração diferente.Com braço e mão. Dobrados foram alguns para um mural sobre leitores da biblioteca da escola.Representação do amor deles pelo precioso hábito de leitura, que graças a Deus está mais frequente na vida dos brasileiros. A ideia principal é colocar um livrinho de origami nas mãos deles, mas gostei muito da versão mamãe e filhinho de mãos dadas. Depois fiz os outros. As famílias da atualidade são diferentes da tradicional. Compreendo e aceito que existem outras formas de relacionamento que merecem  respeito. É um assunto complexo e para muitos controverso.Voltando ao origami, eu os dobrei  usando a  metade de uma folha A4 e  papel color plus.O autor não consegui identificar.O fotodiagrama está aqui. 


terça-feira, 9 de abril de 2013

Tartaruga


      Uma simples tartaruga. Para eu me lembrar que nem sempre a velocidade é o mais importante. E que  o prosseguir é necessário. Não encontrei referências a respeito do autor.Usei um papel japonês 12 por 12 cm.O diagrama encontra-se aqui.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Casa de Román Diaz


      Uma simpática casinha criada por Roman Diaz. Usei papel japonês 15 por 15 cm para dobrá-las. o diagrama encontra-se na Revista 4 esquinas
 


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Raposa de Dinh Truong Giang



     Uma raposinha linda que tem várias interpretações propostas pelo autor. O diagrama foi publicado  no 50 Hours of origami + do Vietnam Origami Group.Usei papel sanduíche no tamanho recomendado no livro. 30 por 30 cm,  e não a técnica wet folding. Acho que a minha ficou numa posição de imponência ou como se estivesse procurando ou observando  algo que está acima dela. Será que são as uvas?Uma fábula simples que nos alerta sobre as possibilidades de alcançar algo ou não e como reagimos diante do fato. Os sonhos são realizáveis, mas exigem esforço.E perseverar não é a opção de todos. Criar estratégias para atingir o objetivo é a prudência que resulta em grandes ganhos. Tudo depende das ações. Muitas coisas são mesmo para nós e outras nem combinam conosco. Nestas horas temos que ser humildes usando o bom senso para evitar o sofrimento. As uvas formosas e suculentas estão por toda parte, mas só acessam e  provam seu sabor os destemidos, corajosos e atrevidos. Aqueles que não esmorecem diante da dificuldade, e que sobretudo acreditam na beleza de seus sonhos.A vida é rápida como uma fumaça no ar e por isso sejamos sábios para realizar aquilo que nos faça felizes.Um abraço a todos!


quinta-feira, 28 de março de 2013

Outro Pavão de Jun Maekawa




      Uma colega de trabalho me emprestou o livro A Arte dos Mestres de Origami. Livro organizado por Mari Kanegae. Contém muitos diagramas interessantes e em especial um pavãozinho muito charmoso de autoria de Jun Maekawa. O mesmo diagrama é encontrado no livro Viva Origami onde há variantes do pavão que depois e não sei quando tentarei. Fiz o primeiro num horário vago na escola num A4. Aliás ultimamente tem sido assim o ato de dobrar. Este é o segundo que tentei e usei  papel 1:2 e tamanho 35 por 17,5 cm. 
     Em casa  escolhi  um papel com palavras inspiradoras. São propícias para dedicar a todos neste período da Páscoa considerado de renovação espiritual. Então digo  a todos que a amizade de vocês enriquecem minha vida. São pessoas especiais para mim. Que tenham surpresas boas, alegria, deterrminação, conquistas, união, companheirismo, paz, vitória, força, felicidade. aprendizagem e principalmente o amor. Muito obrigada por visitarem este blog. Achei o diagrama também aqui .


sexta-feira, 22 de março de 2013

Selo comemorativo - Segundo ano do blog




      Hoje este blog completa dois anos de existência. Tenho motivos para comemorar, pois através deste espaço  conheci outros trabalhos maravilhosos, estabeleci novos contatos de amizade, partilho o que  é possível e continuo praticando a admirável arte  do origami. Pensei em dobrar um bolo bem bonito ou algo relacionado à festas. Olhei algumas fotos que fiz sobre diversos temas. Aliás outra arte que eu admiro é a  fotografia. Parei na pasta Sóis. Gosto de  fotografar o Sol. Nascendo ou se pondo é sempre envolvente. Ele é um  provocador de admirações, elogios e emoções. Escolhi dividir uma linda imagem do pôr do Sol que  vejo com frequência.
      Pensei por que não um  selo comemorativo para celebrar segundo ano de existência do blog Papirometa? A brincadeira é antiga, mas memorável. Força e energia para dividir com o próximo e celebrar a data. Escolhi mais de 10 blogs que despertam em mim admiração pelos seus conteúdos, fotos e histórias. Não consegui selecionar apenas 10. Sinceramente... Existem blogs tão bons pelo conteúdo e tão significativo que também deixá-los fora da lista seria uma grande negligência.Muito obrigada a todos!

O que fazer ou regras:
1 - Exiba a imagem do selo " Este blog desperta emoções" que você acabou de ganhar.
2 - Poste o link dos blogs que você indicou (importante!)
3 - Indique 10 blogs ou mais de sua preferência, que na sua opinião despertam emoções.
4 - Avise seus indicados.
5 - Publique as regras.
6 - Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

Meus escolhidos para começar são:
São eles:
1 -  Maria Dobradura 
2 -  Origami Paraíso
3 -  Começou com uma cartinha
4 -  O que é meu é nosso
5 -  Origami arte que dobra vida
6 -  Nada é por acaso
7 -  Ateliê Tribo de Judá
8 -  A magia do origami
9 -  Papel dobrado vida dobrada
10 - Jholanda Origami 
11 - Entre vales e montanhas
12 - Origamisatsu
13 - Flores de papel
14 - mayala morenna

      Sinceramente... Existem blogs tão bons pelo conteúdo e tão significativo que também deixá-los fora da lista seria uma grande negligência.Como são de outra nacionalidade, não sei se entenderão o espírito da atividade. Espero então que recebam como  homenagem.

15 - Ecorigami
16 - Mariano mi- mundo el origami
17 - Lost in Japan
18- Origami is for everyone
19 - Origami-time
20- Clara's paper garden
21 - El arte del origami
22 - Orisamy 
23 - Origame
24 - Compartiendo arte
25 - Wonko