quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Camaleão de Marc Vigo


               Um bicho intrigante! Pediram-me um camaleão para contar história para os alunos. A lição do camaleão. Ou seja a comparação do ser humano com as várias características desse animal. Na minha opinião somos todos meio camaleões. Mudamos e nos adaptamos o tempo todo. Aspecto que acho interessante. Não me refiro aos falsos, que mudam para conseguir seus interesses particulares, e sim, aos que conhecem situações novas e se adequam a elas. Procurei e achei esse modelo que no momento achei apropriado para a ocasião. Usei um papel 2 :1 espelho que tinha aqui 30  por 15 cm.O diagrama achei aqui.
Abraços a todos!



sábado, 25 de agosto de 2012

Príncipe sapo de Robin Glynn


            
                   Mais sapos! Foi o que escutei de algumas pessoas que viram esses dois. Os que saltam fazem o maior sucesso com a garotada. Esse só enfeita e além disso a figura dele nos  remete  as históras infantis, onde a princesa o beija e ele se torna um belo, perfeito, gentil e ambicionado príncipe. A fantasia é linda, mas no mundo real, as mulheres chamadas de princesas, seja pela  realeza ou beleza são egoístas, sabem o poder que têm e como usá-lo manipulando os homens.Os príncipes são levianos e egoístas e sapos não deixam de ser grotescos e repugnantes. Não é pessimísmo e sim o que já percebi. Posso estar errada em meus pensamenmtos. A discussão sobre o assunto seria longa  e hoje tenho que ser breve. Usei papéis  15 por 15 cm. Um sanduíche e o outro papel espelho.O autor é Robin Glynn  e o diagrama achei aqui .Um abraço a todos!





terça-feira, 21 de agosto de 2012

Elegant Dragon de Vitor Fernandes



         Lindo dragão criado por Vitor Fernandes , origamista mineiro, que reside em Governador Valadares. O modelo é bem interessante e permite interpretações ou variações diferentes. O autor gentilmente disponibilizou o fotodiagrama  no álbum do Facebook dele.Usei papel sanduíche 30 por 30 cm.



sábado, 18 de agosto de 2012

Pavãozinho de ???



          Gosto muito dos pavões por sua beleza. Quando criança sempre visitava o Jardim Zooloógico e lá estava o bicho, que para minha sorte, com cauda aberta. Toda colorida e vibrante o ele desfilava.O espetáculo era rápido e o exibicionista muito desconfiado. Era suficiente para marcar na memória. Andei permbulando na internet e achei esse pavão encantador. Ele é muito simples e acabei ensinando para os alunos na escola.O autor eu não consegui identificar. Usei papel de presente 21 por 21 cm e 15 po 15 cm. É simples e o efeito muito bacana! Diagrama achei na net: aqui











terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pavão de Jun Maekawa versão 1



          Acho os pavões encantadores! Sempre que encontro um diagrama diferente eu  tento dobrá-lo. Este modelo é de Jun Maekawa do livro Genuine Origami.O autor produziu também uma versão 2 do modelo com cauda maior e outras variantes maravilhosas que ainda não ousei dobrar.Quem sabe em breve ou nas férias?


Diagrama aqui


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Coração com asas de ???




            Esse coração é bem diferente dos que já vi por aí.Estava num blog de uma jovem. O endereço para o diagrama foi muito difícil de se achar, pois estava tudo em chinês. Um viva aos tradutores eletrônicos!!!Depois de perambular bastante no site indicado por ela eu achei o esquema.Não é difícil, mas é necessário algum conhecimento anterior. Infelizmente não sei quem é o autor. Quem quiser se aventurar está aqui  o diagrama. Outros corações aqui







terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dragão chinês de John Montroll



               Dobrei há um tempinho, mas esqueci de postar devido aos múltiplos afazeres.Na verdade dobrei e guardei dentro de um livro. Ficou achatado. Depois que organizei uma mudança é que o achei. Usei papel color plus 21 por 21 cm. Achei na internet o diagrama aqui

sábado, 4 de agosto de 2012

Cavalo de John Montroll



              Um cavalinho simples que um dos alunos quis fazer. Para ajudá-lo dobrei e repeti com ele na escola. Ele ficou todo contete com o resultado. Fez uma cavalaria inteira. Puro-sangues e pangarés! Usei papel sulfite 21 por 21 cm. Aliás os papéis mais acessíveis que existem na escola pública: Sulfite A4, papel de propagandas e revistas. O que importa mesmo é que alguém aprendeu algo novo e o aprendizado o tornou mais feliz.
Diagrama achado na internet aqui

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Coração com asas de Sok Song


            Outro coração de asas.O detalhe é que ele tem um pequeno compartimento para a gente colocar uma mensagem de amor ou amizade.O autor é Sok Song do livro Crease and Fold. Usei papel coreano e japonês 12 por 12 cm e 15 por 15 cm respectivamente.



                                                           O diagrama encontra-se aqui

sábado, 28 de julho de 2012

Esquilo de Samy


               São animais rápidos! Bem espertos e muito bonitinhos! Esquilo criado por Samy.  Eu usei papel espelho 20 por 20 cm para o maior e 15 por 15 cm no menor.O diagrama foi disponibilizado aqui.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Carro (Fiat 126P) de Artur Biernacki



          Acho os sites de origami polonês fantásticos! São sempre coloridos e cheios de modelos diferentes. Usei um papel Muresco brilhante, antigo e no tamanho 30 por 30 cm para esse modelo de Artur Biernacki. Mesmo tendo cuidado ficou um pouco amssado. O diagrama foi publicado no livro Polish your Origami e pelo que pude entender o carrinho é uma  homenagem do autor ao filho dele Jonh.Que atitude fofa! 



sábado, 21 de julho de 2012

Filhote de coruja de Barth Dunkan


         Há muito queria dobrar as corujinhas de asas abertas.  Para alguns as corujas são seres que representam sabedoria e para outros má sorte. E quem nunca ouviu a fábula da coruja e seus filhotes? É uma fábula triste. Daí surgiu o termo mãe coruja. Ser coruja é valorizar ao máximo as qualidades dos os filhos ou parentes.Usei pedaços pequenos de  papel sanduíche. Esse agradável filhote é criação de Barth Dunkan (Magic Fingaz) e o diagrama está disponibilizado pelo autor aqui.


domingo, 15 de julho de 2012

Presentes 2


            
              Lindos presentes que recebi há pouco tempo, mas só hoje tive oportunidade de mostrá-los aqui. Chegaram para alegrar a minha casa interior. Foram dobrados pelo Boy, que gentilmente os enviou. Agradeço imensamente e de coração pela generosidade e carinho dele que escolheu modelos tão lindos!.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Elefante de Fumiaki Kawahata


             Novamente um elefante! Muito fofo por sinal! Precisaram de um paquiderme na escola e eu revivi o modelo  de Fumiaki Kawahata. Papel Diamont 15 po 15 cm.



                                                              Diagrama  aqui

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sapinho de Roman Diaz


             Mais sapos!Pois é eu estou gostando de dobrá-los nesse período conturbado: Adaptando-me às mudanças da vida e ao ritmo agitado do trabalho.Talvez porque sempre salvei uns pobres coitados que  apenas coaxavam de levarem umas pedradas dos garotos. Para o menor usei papel sanduíche 15 por 15 cm e para o maior um papel para origami bicolor, mas muito denso e de difícil manuseio.




sábado, 30 de junho de 2012

Rãzinha de Roman Diaz


                    Usei papel sanduíche 15 po 15 cm. Modelo fácil que foi publicado no livro Origami Essence.



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Leão de Go Guspath


              Leãozinho engraçadinho! Sempre quis dobrar, mas só agora deu.Papel Diamont 15 por 15 cm. Diagrama aqui.