sábado, 22 de outubro de 2011

4º ATC Aniversário do Origami beagá

       
          Olha eu aqui de novo com o assunto Atc.Feito para comemorar o 4º aniversário de existência do grupo Origami Beagá. Infelizmente não foi possível comunicar com outros grupos para que a permuta acontecesse, se tornando uma ação bem regional mesmo.Como era aniversário eu pensei em um bolo com uma vela, Difícil escolher...Como me encantei com a mamãe tsuru e seu filhotinho resolvi dobrá-los pequenos para o ATC.Fiz também um  kirigami para enfeitar e servir de cenário dando um  destaque a mais à dobradura e servindo de ninho. Alguns pus flores.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Maçarico de Tom Defoirdt

       
            Pássaros pernaltas sempre me chamaram a atenção.Quando criança ficava encabulada com o cumprimento das perninhas do bicho na vida real e nos documentários da vida animal.O maçarico foi tema do 52º desafio da comunidade "A arte do Origami", no Orkut. Sempre que posso participo lá, pois é bacana a brincadeira. Fiz com papel sanduíche 24 por 24 cm. São seres famitos sempre a caça de algo para degustar e por isso arranjei uns petiscos para ele.O diagrama está na página do autor Tom Defoirdt .

sábado, 15 de outubro de 2011

Aos mestres


          Uma colega de trabalho preparou uma linda apresentação para comemorar o dia dos professores e me pediu uma sugestão para presentear com uma lembracinha a todos que participam do processo educativo.Incluímos as cantineiras, serventes, secretárias, professores e direção, pois todos são importantes.Gostei muito da ideia da rosa bombom postada no blog da Isa Klein. Na escola pública adaptamos as sugestões com os recursos existentes e por isso utilizamos tulipas simples, no lugar do botão de rosa e um bombom no meio.Quadrado para a tulipa era de 11 por 11 cm e usamos como recheio aquele bombom famoso no mercado nacional. Tivemos que usar o papel alumínio para revesti-lo, pois agora ele não possui mais. O importante é que os alunos confeccionassem em sala de aula para o dia da apresentação. O resultado ficou muito interessante. Diagrama usado é simples e está aqui.. Dedicatória a todos que de alguma forma ensinam e aprendem um grande abraço e nunca desistam dos seus sonhos!



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mandala russa

      
           Algumas pessoas são como um bom terreno e alguém joga uma semente. Como a terra é apropriada, logo as sementes rompem e se transformam em formas das mais diferentes. Doei uma apostila com origamis variados (diagramas simples e intermediários) para um dos garotos que estavam interessandos na arte do origami. Ele dobrou uma mandalinha russa. Aliás um monte de gente ganhou a mandala e se interessou em aprendê-la com o garoto. Fez com papel reciclado. Depois recebi dele este anelzinho fofo! Apesar da precariedade do papel o que me sensibilizou foi o gesto de ternura dele, como que um agradecimento por eu estar de alguma forma possiblitando a ele contato com uma arte antiga e encantadora. Para muita gente seria besteira o mimo.Conheço alguns que o jogam fora presentes dos meninos, mas guardei na minha caixinha de preciosidades. Numa outra dimensão invisível aos olhos comuns, mas aparente aos sensíveis ele  é  de essência notável! O valor dele  excede o ouro refinadíssimo e é cravejado de grandes diamantes claros e negros. Foi dado de coração!

                      Diagrama da mandalinha está disponibilizado aqui



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Layred Poinsettia - Autora:Meenakshi Mukerji

2ª tentativa
          Kusudama do livro Ornamental Origami de Meenakshi Mukerji. Tema do 35º desafio da comunidade A arte do origami, no Orkut. Fiz duas tentativas.O primeiro usei um papel de presente muito denso e não gostei do resultado.As flores não ficaram fechadas.Decidi tentar de novo.Deu certo.Na segunda usei outro papel de presente de gramatura 70 e gostei muito do resultado.O tamanho do quadrado foi de 16 cm subdividido em quatro partes de 4 cm.


1ª Tentativa

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lírio tradicional


         Uma das primeiras flores que aprendi no origami foi o lírio tradicional. Sempre encantadora, foi a flor escolhida pelos meus alunos do 8º ano para a apresentação que fariam na abertura da primavera. Eles  ensaiaram uma música, dançaram e confeccionaram lírios. Primeiro ensinei a um grupo pequeno que depois dividou o conhecimento com os outros da turma.Os primeiros usei papel de rascunho.Alguns sairam tortos no início.Depois do processo aprendido, o resultado me surpreendeu. Teve gente que gostou apenas do kirigami ( flores recortadas). Fiquei satisfeita com isso também , pois alguns não tomam gosto pelas dobras e nem por nenhum assunto.
       Mesmo não sendo uma dobra totalmente iniciante, os adolescentes aprenderam rapidamente. Repeti o mesmo processo depois com mais duas salas. Deu bastante trabalho e um resultado muito bacana!

Mãos de Júlio César (8ºA) dobrando um lírio.




       
          Fizeram uma caixa cheia deles que depois foram distribuídos para os funcionários da escola.Em todo lugar depois vi lírios dependurados: nos computadores, escaninhos e salas diversas.Alguns foram enfeitar as casas mesmo.Recortamos também usando a técnica do kirigami.Colocamos muitas nas roupas das dançarinas.A aprensentação foi lindíssima!!!

Uma pequena demonstração da produção dos meninos.





 
Vídeo para quem ainda não sabe e quer aprender.

sábado, 8 de outubro de 2011

6º ATC Dobras Brasil 2011

   
       Recebi um convite para participar do 6º ATC Dobras Brasil 2011, cujo tema era "Você e o tsuru". Participei de dois grupos.Para o primeiro fiz um tsuru e  levando flores no bico.Espero que as flores sejam apenas uma representação do desejo de cada um e que  eles se realizem.Para a segunda participação  utilizei uns gatinhos do Aníbal Voyer que eu tinha feito e guardado, pois tem origamis que a gente  se encanta com eles e vai dobrando o tempo todo. Dobrei alguns gatinhos do Fumiaki Shingu do site Origami Club também. Fiz nas idas e vindas do trabalho.O que gato tem a ver com tsuru?Gatos adoram origamis. Brincam, jogam no chão,mordem e até comem. Fica tudo em frangalhos!Nem preciso falar qual a sensação de encontrar um origami que a gente fez com carinho chutado, amassado e babado né?!!!Gatinhos adoram origamis, especialmente os geométricos e kusudamas.Gosto dos gatos.No caso do meu ATC o felino comeu o literalmente tsuru.Só para diferenciar e dar um ar cômico a cena.Atc dá trabalho,mas as trocas e a criatividade dos cartões me amimam a continuar participando.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Coruja - Nguyen Hung Cuong



          Corujinha muito encantadora.Ela fica bem tridimensional.Bem barrigudinha. Foi tema do 51º desafio de origami na comunidade "A arte do origami", no Orkut. Não participei daquele desafio por causa de uma grande demanda de trabalho, mas dobrei  depois. Usei papel sanduíche 12 por 12 cm.O diagrama está na revista Tanteidan 15 th Convention. Interessante que no dia em que fotografei este origami, logo à noite vi uma coruja. Ela voou rapidamente e posou numa árvore.Desconfiada e alerta a tudo, sentiu minha presença, pois tentei chegar mais perto.Movimentos rápidos com a cabeça a procura de alimento.Depois seguiu o caminho dela pela noite.Fiquei muito surpreendida com a aparição do bicho e pena que não pude registrar a presença dela. Mas a de papel está aqui.


 







domingo, 2 de outubro de 2011

Tsuru de Eric Joisel



          Atualmente resolvi dobrar apenas origamis que um dia olhei e falei "É simples, depois eu faço". A rotina, a correria e múltiplas tarefas do cotodiano  fizeram com que  eu nem lembrasse que eles existiam. Agora resolvi priorizar o que estava guardado. Também são modelos que posso em pouco tempo executar, mesmo no deslocamento para o trabalho. Achei muito belo este tsuru quando vi pela primeira vez. É uma modificação do  tradicional e muito bonita.Para fazer é simples, pois é só modificar a cauda, as asas e a cabeça .Outros detalhes são acréscimos da imaginação de quem dobra. Apenas encontrei informações em vídeos. O autor da mudança é Nada de diagrama.Usei papel 21 por 21 cm, sulfite vermelho.


  Depois fiz umas modificações em alguns tsurus.Ficaram com pose de dragãozinho!


                    Vídeo para a modelagerm do tsuru de Joisel .

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Flor de Roberto Gretter

     
           Linda flor que é feita a partir de um hexágono.A parte mais difícil no diagrama é justamente o encaixe final para dar o formato das pétalas. Enquanto ela vai fechando, deve-se encaixar nas abas da pétalas a parte indicada no diagrama (passos 12, 13 e 14). Fiz várias tentativas frustradas até chagar a um resultado satisfatório.Depois é  fazer um cálice e por a flor num caule ou usar para enfeitar como quiser.

            
                  Diagrama disponibilizado pelo autor aqui .
                  Para fazer o hexágono deixo aqui as instruções

sábado, 24 de setembro de 2011

Mother crane



           Participei recentemente de uma festa da família. São organizadas por escolas e entidades para favorecer maior contato dos pais das crianças e o ambiente frequentado pelos filhos.Estava lotado e houve várias apresentações de teatro, dança e homenagens diversas.Aconteceram oficinas artesanais. Depois de ver arrebatadoras manifestações de corujice aguda de mães, avós, tias e parentela assistindo aos alunos que se apresentaram nos espetáculos, resolvi dobrar alguma coisa.Achei esse Tsuru mamãe e seu lindo filhote no flickr. O autor não revelou a identidade, mas atende pelo pseudônimo de BurningPaperDragons?É um cp de um tsuru modificado na cauda para que ela seja o filhote.Muito simples que pela observação podemos chegar ao resultado, que  é belo e tocante.Um origami ótimo para o dia das mães, pais e dia da família.





        Para quem quiser é so fazer um tsuru até o ponto onde dobramos pela metade  "as pernas" que se transformam na calda e pescoço do tsuru tradicional. Uma delas vira o filhote e a outra a mãe.Siga o esquema a seguir as dobras como indicado  abaixo. Não sei se é exatamente o que o autor fez, mas foi o que ficou mais próximo.Boas dobras.



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Atividades na sala de aula 3


         Emprestei livros e revistas  para alguns alunos na escola e o resultado é bastante interessante.Uma aluna que conhecia Block Folding fez diversos animais, observando os modelos da revista. Ela me mostrou uma coruja e um escorpião.Outro aluno dobrou o metade do livo do Jonhn Montrol sozinho, favorite Animals in Origami, para iniciantes. Depois num intervalo dobramos o esquilo que foi escolha do menino.Fizemos dois esquilos.Um  como o diagrama manda. E o segundo onde ele fez questão de mudar o resultado final do origami.Disse que não queria queo bicho ficasse sentado.Como o origami era dele eu parei de insistir na ideia de que estava errado, pois entendi que era a liberdade de interpretação e a força criadora e imaginativa do garoto.Crianças e juniores são mesmo surpreendentes e não se deve duvidar da capacidade de reinvenção deles.Fotografei do jeitinho que ele disse que tinha que ser.Usamos o papel sulfite 21 po 21 cm.O nome do menino é Jonathan e tem 12 anos de idade.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Esquilo de John Montrol


         O autor é John Montrol. Diagrama simples pertence ao livro Favorite Animals in Origami.Usei papel de presente 15 por 15 cm. Diagrama foi disponiblizado aqui .

sábado, 17 de setembro de 2011

Tsuru rose


           Tsuru rose é um origami pelo qual eu me apaixonei há um ano.Faltava-me inspiração para dobrá-lo e vinha um desânimo, porque o fotodiagrama não estava uma maravilha.O jeito era quebrar a cabeça sozinha mesmo.Hoje vi um post lindo de um com as asas em forma de folhas. Não dobrei exatamente igual ao da foto, mas quis deixar essa sensação das dobras das folhas, pois o efeito é muito lindo!! Lembrei-me de quando era criança que raspava a ponta do lápis de cor formando partículas bem finas, ajuntava num montinho e depois com um algodão friccionava sobre o papel, criando um efeito leve, suave da cor no papel. Fiz assim e por isso o miolo da rosa ficou com um tom diferente do restante do papel. Usei papel sulfite branco e lilás 21 por 21 cm nos dois grandes e 15 por 15 cm no pequeno (papel da Diamond Papers).O autor disseram-me ser Satoshi Kamiya, mas não averiguei a autenticidade da informação.




         Fotodiagrama no Blog Kamilfold .Quem já fez a rosa Kawasaki terá com certeza mais facilidade para chegar a um resultado satisfatório.

                    Tsurus rose resultado de idas e vindas do trabalho.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Inflatable Swan de Román Díaz



          Origami simples, mas de efeito belo.Diagrama publicado na Origami Tanteidan 15th Convention e criado por Román Díaz.Usei papel japaonês 15 por 15 cm.

domingo, 11 de setembro de 2011

Canguru boxeador de Paulius Mielinis


         Cangurus são animais fortes e que naturalmente brincam de "boxe" na realidade para estabelecem território e  lutam por suas fêmeas através dos possantes chutes com os pés.O chute equivalente a um golpe de um pugilista peso pesado.Mas algumas pessoas treinam esses animais para apresentações em ringues com seres humanos.Prefiro que fiquem mesmo no habitat natural.Uma gracinha de origami!Fazer as luvas é que é a dificuldade!O diagrama foi publicado na Convenção De Origami de Cusco 2010.Usei papel sanduíche 25 por 25 cm no maior e 21 por 21 cm no menor. 




sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Carro de Samy


         Primeiro carro que dobro na minha vida. A  técnica pleating box.Usei papel sulfite branco 21 por 21 cm.O autor deixou o CP com as indicações de vale e montanha para quem quiser dobrar no blog do autor.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

High-Heel Shoes de Makoto Yamaguchi

       
           Modelo que foi dobrado por mim em 2010 num dos encontros do Origami Beagá. Resolvi redobrá-lo. Sapatos altos tornam as mulheres mais elegantes.Apenas posso apreciá-los devido uma cirúrgia nos pés e usá-los não é conveniente. Estão aí os registros fotográficos:Papel de presente 21 por 21 cm no sapato preto e 13 por 13 cm no vermelho.



       O modelo é de Makoto Yamaguchi quem quiser dobrar aqui:: Página 1  e  Pagina 2 .

domingo, 4 de setembro de 2011

Sereia de Samy



         Uma sereia simples que usa a técnica pleating box.Usei papel sulfite 21 por 21 cms.O autor deixou o CP com as indicações de vale e montanha para quem quiser se aventurar no blog  ou no  Flickr dele.



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Galo ou Rooster de Hideo Komatsu


         Achei uma página linda de se ver na internet.Aliás são tantas páginas lindas que a gente tem dificuldade de eleger a mais top. Esta é uma das que eu mais gosto.Possui fotos do trabalho incrível do origamista Hideo Komatsu. Diagramas não há. Apenas os CPs ou mapas de dobras dos origamis do artista. Quando olho CPs, tenho a mesma sensação da maioria dos pobres mortais do reino do origami: Difícil! Não é impossível. O jeito é fazer tentativas. Experimentos.É lógico ler e procurar informações sobre o assunto. Achei o galo bem bonitinho e não parece complicado. Além de tudo o autor indicou as dobras vale e a montanha. Deixou o caminho para seguirmos, só é preciso alguns  ingredientes fundamentais: coragem, persistência e muita paciência. Pequenos começos nunca devem ser desprezados.Usei um papel espelho rosa 21 por 21cm para fazê-lo.


O Cp está na página do autor Hídeo Komatsu aqui