domingo, 16 de dezembro de 2012

Segment de Wilma Besamusca


             Simples e bela esta mandalinha é formada por oito partes semelhantes.Usei papel japonês para origami 5 por 5 cm. Simpáticas mandalinhas viajaram para novos donos, pois são presentes. Transformaram-se em imãs de geladeira. Autora é Wilma Besamusca e o diagrama está disponibilizado aqui.



sábado, 15 de dezembro de 2012

Por que eu blogo sobre origami

         
            A arte de  blogar entrou na minha vida há pouco tempo.Sempre reservava um tempinho para olhar na internet várias páginas que me deslumbravam com fotos maravilhosas, explicações sobre autores, técnicas diversas  e origamis variados. Com o incentivo de alguns amigos que sempre me sugeriam criar um blog para dividir com todos a beleza, alegrias, frustrações ou sucesso  no mundo das dobras. Por que não fazê-lo? Blogs precisam de cuidados e assistência contínua.São como os seres vivos, pois nascem, crescem, desenvolvem e morrem se não tiverem os devidos cuidados. Sabia que teria que dedicar tempo ao projeto. Nutrir os laços com os amigos e é lógico cuidar do  que seria exposto nas páginas. Não entendia nada sobre o assunto. Sentar em frente ao computador e ler durante horas sobre o assunto, seria inviável para quem sempre tem 300 provas ou trabalhinhos de escola para corrigir ou planos de aula a serem excutados. Onde buscar  informações ou criar oportunidades para acessá-las? Esperei um pouco.
          O universo conspirou de novo a favor da realização desse projeto. No ano de 2011, conheci uma colega na escola que possuia três blogs de assuntos diferentes. Expus a ela minha vontade de criar um. Ela foi bastante solidária comigo e me ensinou o básico. As informações mais profundas eu busquei depois nas páginas-tutoriais. Aliás encontrei muitas bem informativas..
             Escolhi um nome para o blog que é um neologismo resultante da associação de dois radicais de significados bem conhecidos. Papiro relacionado a papéis e seu uso diversificado. E meta porque quis que o significado estivesse ligado mesmo a origem do radical grego: Transformação. Meta também relacionado ao fato da conquista e do algo bem sucedido.Ambição principal de que meu blog trouxesse encantamento as pessoas.Achei que postaria a história do origami, vida dos autores e tutoriais. Acho isso tudo bacana num blog, mas a vida segue seu curso... Optei por registrar acontecimentos do meu cotidiano.Do meu estado de espírito, das minhas experiênciais pessoais ou simplesmente  do que me é possível executar.Hoje é um estímulo para ainda se dobrar alguma coisa. Elogiar e apreciar os trabalhos dos amigos origamistas e criadores também é uma imensa satisfação. Aprendo muito lendo e observando.
           Antes dobrava por causa de um desafio proposto por alguém ou por uma data comemorativa. Hoje pelo que desperta meu interesse. Acho importante dar mérito a quem criou. Então tenho dividido com as pessoas experiências exitosas sobre a arte que a cada dia aprendo gostar mais.
         Há várias postagens muito belass no blog.Escolhi algumas que falam de minhas experiências pessoais projetadas no mundo do origami.O cachorro fazendo cocô me recorda um ser maravilhoso, amigo e companheiro que iluminou minha vivência adolescente.Uma cadelinha vira-lata, mas de interior nobre. A segunda opção me sensibilizou pela dádiva de coração feita por um jovem aprendiz. A terceira pela linda homenagem que o origamista francês Barth Dukan fez a mim. Ele sempre homenageia os amigos. E no meu caso com singelas e  lindas flores de origami.Sempre o agradeço de coração.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Outro Papai Noel



               A figura do Papai Noel ainda encanta adultos e crianças.Achei um outro bem bonitinho na internet. Autor eu não sei quem é, pois quem o disponibilizou não fez referência. Usei papel coreano 12 por 12 cm. Quem desejar dobrá-lo o diagrama está aqui.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Por que compartilhar origamis?

Mãos do aluno Jonata Souza  ( 6º ano B), que sorridente recebeu um líro.
         
             Origamis são como coelhos.Nas mãos talentosas e persistêntes, eles se multiplicam incrivelmente. Depois que a pessoa toma gosto pela arte, não deseja mais parar. Guardei  alguns, que no início eram apenas marcos da minha aprendizagem. Preciosos registros. Conservá-los era necessário. Uma satisfação imensa apreciar e amá-los como troféus de pequenas e contínuas conquistas. Percebi com o tempo que a quantidade deles aumentou e dominou todos os espaços  da casa. Estavam em cima da televisão, na estante, no rack, na geladeira como porta-recados, atrás da porta de entrada, além dos kusudamas dependurados e até no banheiro! A casa já não cabia de papel dobrado. Antes de decidir pela distribuíção, eu resistir bravamente.
            Comprei conteineres.Vários. Enchi três, seguindo a sugestão e o modelo de um amigo dobrandor da época. Depois ele convidou a mim e a uma amiga para conhecer a organização dos guardados dele. Aceitei, pois poderia ser uma solução para pôr ordem nos papéis na minha casa. O sujeito conseguiu encher 20 contêineres!!! Todos vasilhames de plástico repletos de dobraduras e aglomerados num dos quartos do apartamento!!! Quanta energia parada! Perplexa e boquiaberta perguntei a ele como achava algum a dobra de preferência e ele me disse  não estabeleceu critérios para buscas.Quando precisava de algo, simplesmente tinha que sair procurando naquela miscelânea de papel dobrado.Era como procurar agulha em palheiro.Centenas de objetos dobrados em embalagens plásticas. Tudo envelhecendo e totalmente desorganizado!!! Depois disso fiz minha avaliação pessoal sobre o episódio e decidi definitivamente que precisava diminuir a papelada, que estava caminhando para um quarto vasilhame  lotado de papel.
            A parte mais difícil da tarefa: O desapego. Não foi fácil. Abdicar do que se ama é doloroso. Antes de colocá-los lá, olhei bem para cada um que passou nas minhas mãos. Bom pode parecer bobagem para muita gente, mas agradeci a alegria que  me proporcionaram individualmente. Através desse ritual, entendi que alegrariam a vida de outros seres humanos.Como separar as dobras para doação? Peguei sacos plásticos transparentes, pois precisava ver o que iria embora.Um deles eu coloquei as doações definitivas. O outro eu coloquei dobras inacabadas. E um terceiro e menor, os poucos que ficariam como presentes e complexos.
           Uma vida com menos objetos visualizados e acumulados é  menos cansativa. Compartilhar sem medo de ser feliz proporciona  mais espaço e evita o acúmulo de pó. A primeira grande  doação que fiz foi na escola em que trabalhava. Na realidade ia doar para os meninos, mas na sala dos professores a maioria da sacola de "oris" ganhou um destino. A segunda leva virou sorteio para os alunos. Engraçado é aquilo que a gente julga pequeno e insignificante, pode ser deslumbrante aos olhos de quem recebe.Num reencontro recente alguém que ganhou uma peça dobrada por mim, e que  para minha surpresa tinha o bichinho  guardadinho em caixinha transparente! Há aqueles também que não dão muita atenção e jogam fora. O objeto atirado no chão encontra rapidinho um novo dono.Eu entendo a atitude e não julgo. Recentemente doei  para Beth os modelos recentes de Papai Noel. Ela  muito satisfeita enfeitou a árvore de Natal com eles.Dei um dente amarelo e um gatinho para o JonatanVinícius (aluno 9 ano B) e um lírio para o Jonata Souza.Sempre faço doações.
             Cada um tem sua concepção própria do que seja compartilhar. Para mim de todas as contribuições que tenho feito, a mais significativa tem sido ensinar pequenas dobras aos meus alunos e as pessoas interessadas. Possibilitar outras pessoas o acesso ao conhecimento e prática  do origami e kirigami me fez sentir útil e significativa. Finalizar um origami, mesmo que simples produz um efeito positivo na autoestima dos meninos. Como divulga um  certo comercial é algo que dinheiro nenhum paga.

Doações Para Beth, Jonatan e Jonata Souza.
Algumas atividades  que desenvolvi em 2012 com alunos e pessoas interessadas:
 Anéis
 Papai Noel
Fantoches


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Barquinho tradicional


            Os barquinhos de papel sempre estiveram presentes na minha infância. Apesar disto, durante aquele período da minha vida nunca dobrei nenhum. Havia uma moça que trabalhava na minha casa cuidando de mim e de minha irmã. Dobrava coisas simples para que nós nos distraíssemos.Lembro-me bem de dias chuvosos em que não dava para brincar na rua ou no terreiro.Então ela fazia um monte de barquinhos. Depois que a chuva parava, íamos para o passeio da rua soltar os barcos na  enxurrada . Eu achava o máximo ver os barquinhos descerem desorientados pelas águas  caudalosas e depois sumirem na esquina.Pedi a ela para me ensinar, mas eu era bem pequena e minha coordenação motora pouco dersenvolvida. Começava  e parava  na metade. Depois ele que era terminado pela babá.
             Anos depois já na primeira série o barquinho reapareceu para minha alegria e tristeza.  Pedia a todos que sabiam para me ensinar. Do barquinho, o pessoal fazia um chapéu.Quem sabia não ensinava.Saber algo que os outros nem sonhavam como começar era uma forma de se sobressair e destacar na turma.Ninguém na minha família dobrava nada.Fiquei mesmo a ver navios e sem chapéu.Esqueci das dobras por muito tempo. Origami não era um ensinamento muito difundido naquela época.
                 Há uns seis anos atrás, o mundo das dobras deu seu sinal existencial para mim.Uma reportagem rápida sobre a arte na televisão.A apresentadora pediu para os telespectadores pegarem um quadrado de papel, pois a instrutora ensinaria uma borboleta.Peguei o papel. Fiz as duas primeiras dobras.A mulher terminou a dobra tão rapidamente que eu me assustei. Peguei o telefone da dona. Liguei interminavelmente para o número e nada.Só sei que aquela borboletinha despertou em mim uma vontade louca de aprender de qualquer forma.O universo conspirou ao meu favor, pois num jornalzinho infantil vi o diagrama do tsuru.Segui aquele diagrama e persisti até conseguir abrir as asas do bicho.Senti uma sensação maravilhosa de realização e conquista ao ver meu primeiro tsuru.Entendo que a arte tem esta função na vida das pessoas.Dobro com o objetivo da construção de um ser humano melhor. Ensino aos meus alunos algumas dobras e entrego alguns diagramas para eles.Sempre vejo o brilho no olhar deles, quando terminam. O resultado é fabuloso.
               Hoje sempre vejo nas mãos dos meninos barquinhos. Apesar de saber que ela era simples, não ousava experimentá-la.Tinha um sentimento de amargura e de dever não cumprido ao vê-la. Resolvi romper essa barreira e registro hoje meu primeiro barquinho.Bem amarelinho vibrante em águas movimentadas! Terminá-lo expõe minha alegria e agradecimento a Deus pelo resgate de boas lembranças.






sábado, 1 de dezembro de 2012

Dente de Marc Kirschenbaum


            Olhando imagens na internet eu acabei encontrando um dentinho simpático.Lembrando que devemos ir ao dentista de seis em seis meses para manuntenção. Eu no início do ano passado havia colocado essa ação como uma das prioridades, porém não foi bem assim que aconteceu. Como assumi muitos afazeres e compromissos perdi a meta. Fim de ano é o momento em que fazemos a famosa listinha de realizações para o período vindouro.Serve também para aquele balanço geral sobre a vida, conquistas, realizações e também sobre as perdas.Agora um deles deu sinal dolorido. A dor tem seus ensinamentos.Sempre nos mostra que algo está errado ou na negligência. Estou cuidando desse assunto já.
                O dente foi dobrado com papel vegetal 18 po 18 cm.O autor é Marc  Kirschenbaum e há um vídeo produzido por Leyla Torres e com permissão do autor.
Vídeo: aqui


domingo, 25 de novembro de 2012

Árvore de Natal de Artur Biernacki


               Árvore simples de ser dobrada, mas encantadora pela sua singularidade. Já vem com os enfeites e tudo mais.Usei dois papéis japoneses 12 po 12 cm e um papel sanduíche 14 por 14 cm. O diagrama  foi publicado no livro Polish your origami de autoria de Artur Biernacki ou aqui.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Máscara africana de Simon Andersen

     
         Dia 20 de novembro no Brasil, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Nada mais justo, pois grande parte da população é miscigenada e visível a ascendência negra nos traços físicos, costumes, vocábulos e a forma alegre de ser dos brasileiros.Alguns até tentam negar as origens. Admitir ser negro no Brasil ainda não é simples, porque o brasileiro vive a falsa democracia racial.Só quem tem visivelmente  um jeito, aparência  étnica diferente, seja no falar ou na fisionomia compreende.As relações diárias confirmam. Quem veio a este mundo com esteriótipo admirado  e considerado padrão pela sociedade não entente e até contestará o que escrevo. Não debaterei mais o tema aqui.
         Estou aprendendo admirar máscaras .Encontrei uma máscara de autoria de Simon Andersen. Usei papel sanduíche 21 por 21 cm.O autor disponibilizou o fotodiagrama na página dele.Há origamis variados que você pode conferir aqui .

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Papai Noel simples



           Achei na internet outro Papai Noel simples que posso ensinar para os meninos.O autor eu não sei quem é.Na sala de aula usei papel que tínhamos que era o camurça.Aqui dobrei com Muresco 12 por 12 cm vermelho e papel japonês amarelo da mesma medida.

domingo, 11 de novembro de 2012

Papai Noel dançarino de Tsutomu Nakai





             Papai Noel dançarino de Tsutomu Nakai e foi publicado na Origami Tanteidan Convention 18.Usei papel espelho 15 por 15 cm.Diagrama neste blog






sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Papai Noel de Federico Scalambra


               O Natal está chegando e com ele aquele clima gostoso que enche toda a cidade. Cores, luzes e uma sensação de solidariedade no ar. Prefiro ver por este ângulo.Este Papai Noel é criação de Federico Scalambra. usei papel japonês vermelho12 por 12 cm.O diagrama é muito fácil de ser dobrado e eu o ensinei aos meninos do 6º ano   na escola. Eles colocaram olhinhos boca e cores diferentes nele.O diagrama para quem quiser dobrar está aqui  ou aqui.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vulcão de Paulius Mielinis


               Gostei muito deste  diagrama que é fácil de fazer e produz um resultado muito bacana.Usei papel sanduíche 15 por 15 cm.O autor é Paulius Mielinis e o diagrama e está no e-book Minimalistic Origami works of Paulius Mielinis.




sábado, 3 de novembro de 2012

Natal com Origamigos - Ano 4


               
           Ano passado participei da troca de presentes de número 3.Foi muito bom e este ano já fiz a inscrição para o Natal com Origamigos ano 4. A troca é feita com origamis que podemos colocar na árvore de Natal, mas  acho mesmo legal é o espírito da troca e espero que todos se conectem com essa ideia. A Organizadora do sorteio é a Aline e os detalhes da promoção estão no blog da moça.

Pássaro melancólico de Riki Saito



                 Um passarinho com um olhar tristinho, mas bonito e fácil de dobrar. Usei papel japonês 10 por 10 cm.O autor é Riki Saito   que disponibilizou o fotodiagrama do pássaro na página dele.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fantasma de Yara Yagi




               Uma criação muito bacana e propícia para o dia 31 de outubro. Para variar preferi fantasma.A autora é  Yara Yagi. O modelo é simples e permite variações.Usei um papel sulfite 12 por 12 cm. O fotodiagrama está no blog da autora.

sábado, 27 de outubro de 2012

Búfalo de Yara Yagi




          Um origami muito fofo!O búfalo foi criado por Yara Yagi, que é uma origamista muito criativa, que faz composições muito belas que podem ser conferidas no blog  dela. Dobrado com dois triângulos de  um quadrado de 10 cm de papel sanduíche. Mostrei  para algumas pessoas do Centro Cultural que frequento e elas querem dobrá-lo para um futuro presépio.O que eu dobrei terá essa finalidade. Gostaram muito do fato da cabeça balançar e parecer que ele faz pose para a gente.


Como fazer aqui: Vídeo

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mocking Bird de Roman Diaz




               Pássaro de autoria de Roman Diaz e publicado no livro Origami Essence.Achei os passos 50 a 52 um pouco chatos de fazer.Usei papel sanduíche 30 por 30 cm e um outro de presente dourado na mesma medida, porém de gramatura leve.Na hora de dobrar os pés o papel dourado não ficou tão bom para o sustentar o corpo do pássaro.Mesmo assim terminei. Errar faz parte da caminhada da aprendizagem.Depois é que dobrei um outro no papel sanduíche.Quem sabe no futuro dobro de novo este origami com mais energia.

domingo, 21 de outubro de 2012

Heart Trophy de Vitor Fernandes




              Esta linda criação é do Vitor Fernandes, origamista mineiro de Governador Valadares, que cordialmente disponibilizou o fotodiagrama na página dele no Facebook.Usei papel sanduíche 14 por 28, ou seja 1:2. No menor usei 8 por 16 cm. O modelo muito bacana, pois o coração fica em evidência. Bom para presentear quem a gente gosta.
Fotodiagrama aqui









quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pegasus de Robert Lang





              Cavalinhos de asas!!! Sempre achei este fofo demais e só ficava namorando o diagrama.Chegou o momento de desengavetá-lo. O autor é Robert Lang e o diagrama foi publicado no livro Origami Design Secrets. Eu usei papel muresco na primeira tentativa e papel manteiga na segunda. Ambos de 30 por 30 cm..

domingo, 14 de outubro de 2012

Borboleta de Rikki Donachie





                               Usei papel sulfite colorido  e papel de presente 21 por 21 cm. Também papel japonês  12 por 12 cm. Parece mais uma mariposa. As asas ficam armadas se assim a gente desejar. Diagrama aqui.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Simples coração alado



           Outro coração alado que achei na internet.Simples, mas bonito.Não sei de quem é a autoria. Usei um papel coreano 10 por 10 cm .Como não consegui localizar o endereço para postagem, deixo o diagrama aqui no blog.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tsuru de quatro patas de Miyajima Noburu

 
 


                São simples e bacanas.Usei papel sanduíche 17 por 17 cm. Algumas sobras que estavam guardadas. O diagrama está aqui

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Projeto Eu giro o mundo: Montagem




 

             Tive a feliz oportunidade de participar do 2º  Projeto Eu giro o mundo, organizado por Aline .Agradeço muito a ela, pois organizar e cuidar dos detalhes como distribuição dos  módulos não é nada fácil. Recebi a ajuda de uma amiga para montá-lo, já que os dias são de muito trabalho. Deixo o registro fotográfico do resultado.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Anéis


            Passeando por algumas páginas do "planeta origami", achei um anelzinho muito fácil e  encantador. É de um site chinês. Primeiramente dobrei num papel sulfite 7 por 16 cm.Depois usei umas tiras de papel de presente que eu tinha guardado.Com tiras de 6 cm por 15 cm o anel fica mais fino e delicado.pois o anel dependerá mesmo do tamanho do dedo da pessoa.Não sei quem é o autor do anel.Os excessos de papel devem ser descartados para que uma finalização que seja bacana visualmente.O resultado agradou muito a todos, principalmente aos meus alunos que dobraram bastante e depois deixaram a marca pessoal deles nos aneizinhos.Os resultados dessa feliz experiência  estão aqui . Diagrama  aqui.



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Borboleta de ???






             Linda borboleta que uma amiga me ensinou.Feita com um retângulo de 9 por 18 cm ou seja 2 :1 num papel color plus azul marinho.Depois usei papel de presente. Não é dificil e tentei reproduzi-la num passo-a-passo fotografado.Depois vi que não ficou tão bom. Esqueci de fotografar a subida do papel no verso. Não sei se ajudará alguém, mas espero que sim. O autor ainda não descobri quem é. Na primeira foto ele ja está dobrado no meio. Achei também esse outro fotodiagrama que é uma variante desta borboleta aqui.



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rosa de Evi Binzinger



            Rosa simples e bela! Usei papel color plus 21 por 21 cm de gramatura 75 g. Não era um papel muito adequado para ela, mas estava anciosa para ver o resultado e o modelo é simples e adequado para esse  momento meu de muitas atividades paralelas. O resultado é muito bonito. A autoria é de Evi Binzinger e o diagrama encontra-se aqui .