segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Arvorezinha de Natal e reciclagem


             Muitas vezes na escola pública trabalhamos com o conceito da reciclagem de materiais.As revistas velhas e encartes de supermecados e propagandas, que aliás são papéis de extrema qualidade aqui no Brasil, ganham nas aulas um destino diferente do lixo. O Natal está chegando e resolvi ensinar uma arvorezinha muito simples para os meninos.Usa-se 8 quadrados dobrados com a base waterbomb . Depois dobra-se a pontinha e depois colamos as peças (apenas uma pontinha). Eles usaram a criatividade e fizeram novos modelos para a árvore. Ela é ideal para colocar na parede ou porta, porém inventaram pezinhos para elas. Eu não levei lantejoulas, mas apareceram algumas enfeitadas .Os meninos são criativos e as peças ficaram lindas!!!

Árvores do Júlio, Carolina e Priscila (8ºA)

Árvores de Francislene ( 8ªA fundo preto), Daniel (8º C  com estrela), Luciano ( 8ºA verde colorida), caderno é da Ester (8ºA), na parede azul de Guilherme S e Maicon (8ºD) no canto direito da Carolina (8ºA).

Árvore do Gabrilel Lorran (8ºA).

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estrelas recortadas


      O Natal está chegando e com ele os enfeites coloridos por todo lugar.Cláudia, professora do Projeto de reforço da escola, pediu uma ideia para  trabalhar com os alunos dela. Lembrei-me das estrelas feitas com recorte. Sempre olhei para elas nos sites da internet, mas só agora resolvi fazê-las. São bem simples e ela aprendeu. rapidamente.O conhecimento deve ser dividido.Repassado no momento apropriado e em tempo hábil. No dia seguinte recortou os papéis com os alunos e fizeram as estrelas.As primeiras ficaram com os meninos.Depois outras foram confeccionadas para a sala de aula dela e para a escola.Ficaram bem bonitas. Ela depois me contou que ensinou na outra escola que ela trabalha  para a diretora que adorou a ideia e foi passando para a frente.Interessante quando um simples movimento que a gente faz se multiplica.

Estrelas dos meninos do Projeto.

Estrela do Neriberto.(9ºano)



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Medalhas de Fumiaki Shingu


        Houve apresentação dos alunos no dia 19 de novembro em comemoração ao Dia da Consciência Negra.Várias danças com os ritmos da África, poesias e tendo como  desfecho um desfile de Beleza da diversidade étnica brasileira.Alunos de todas as tonalidades participaram: mulatos, negros e louros abrilhantaram a passarela improvisada na escola.Foi tudo muito simples, mas alegre e empolgante.Confeccionei algumas medalhas simples do site Origami Club, já que tivemos a ideia na última hora e para ficar uma coisa diferente. Fiz seis, pois seriam três primeiros lugares dos 6º e 7º anos e três dos 8º e 9º anos.Deixei as medalhas com uma colega de trabalho que na hora da premiação as colocou do lado contrário na roupa dos meninos. Achei graça na forma como ela viu a medalha.Foi só para confirmar mais uma vez que enxergamos a mesma coisa de formas diferentes mesmo. Mesmo assim os meninos gostaram da brincadeira.

Alguns dos meninos premiados no dia.Eles são lindos!!!!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra

Pessoas vivendo em harmonia e buscando a Paz.
             O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.É uma data que eu particularmente gosto de trabalhar com os alunos em sala de aula, pois a maioria de nós lá temos a ascendência negra. Na Língua Portuguesa  trabalho as palavras de origem africana, textos e questões sobre a arte, culinária, música e aspectos em que os alunos identifiquem e valorizem suas raízes.É um processo de autoaceitação.Dobrei bebês que representassem as etnias mais visíveis no Brasil.Usei  papel japonês 12 por12cm.




domingo, 13 de novembro de 2011

Baby de Robert Lang



         Outro origami que sempre achei bonitinho, mas nunca me atrevia a disponibilizar tempo para ele era o bebê.Agora chegou o momento desse fato acontecer.Uma colega de trabalho me pediu uma ajuda para fazer alguns convites para uma feira com o tema "A vida pede passagem". Ela queria um bebê na palma de uma mão. Depois pediu que ele estivesse dentro de rosas, para simbolizar o renovo. As rosas eu já tinha ensinado para os alunos interessados.Para aproveitar o estímulo do pedido, eu resolvi estudar o diagrama. É intermediário e a dificuldade maior foi entender o passo 24, já que o diagrama achei na internet e estava horrível de se entender. Fiz os cincos bebês que ela me pediu e as rosas ficaram para os meninos fazerem.O diagrama do bebê se encontra no livro Design Secrets do Robert Lang.


Rosas gigantes feitas pela aluna Chelsea (8ºA).


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Atividades em sala de aula 4

      
       Ensinei ao meu aluno Jonathan uma rosa. Rosa Kawasaski de Toshikazu Kawasaki. Não aprendeu de primeira, mas é um adolescente esforçado. Ficou super entusiasmado. Queria dobrar uma logo e dar de presente para a mãe dele. Já disse que eles (juniores e adolescentes) surpreendem pelo empenho e criatividade, quando são estimulados e bem orientados. Deixei o diagrama com ele e mostrei as dobras importantes antes da roda (twist). No outro dia ensinei o que faltava. Não demorou muito estava pronta a primeira rosa dele. Papel de rascunho. Depois outros alunos se interessaram.e até aqueles que não se aprofundavam muito no assunto. Alguns têm mais dificuldades mesmo e ajudei em alguns intervalos (recreio). Não trabalho diretamente com o conteúdo Artes na escola e por isso a ajuda foi dada nos sábados na reposição de aula. Tudo previeamente conversado com direção e alunos. Os que já estavam hábeis ajudaram a quem ainda não tinha aprendrendido tudo. Agora eles estão reproduzindo o conhecimento na sala sozinhos. Recebo críticas às vezes, pois ensinar algo diferente, mesmo nos intervalos fomenta o espanto.Prefiro ver os alunos encantados com as dobras do origami a outras atividades obscurecedoras que podem seduzi-los, principalmente os que moram na periferia. Para quem ainda tem dificuldades em dobrar a rosa deixo este link que acho muito bom para ensinar e aprender a rosa .

Rosa engraçadinha do Luciano ( 8º ano)

domingo, 6 de novembro de 2011

Kusudama Clo de Isa Klein


          Kusudama criado por Isa Klein.Usei papel de presente 9 po 9 cm.Modelo publicado na revista4esquinas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Atcs - Argentina


         ATCs são cartõezinhos que trocamos com grupos de artistas origamistas de diferentes lugares.Usa-se um origami bem simples para ilustrar uma ideia que pode ou não ser proposta pelo grupo que organiza a troca.O objetivo maior é mesmo o intercâmbio de ideias e modelos, mas acredito que os cartões levam mais do que isso.Transportam alegria, a intenção e a energia que colocamos  no momento da execução.O proponente do intercâmbio é o grupo de Origami em Rosário na Argentina.O tema era livre e pensei em um lápis de cor que é um objeto para colorir e tornar o desenho mais belo.Colorir a vida, pois ela é da cor que pintamos.Frase antiga e verdadeira.Também escolhi o trevo de quatro folhas que segundo a crença popular é símbolo de boa sorte. Espero que todos que recebam meus Atcs tenham mesmo uma vida mais cheia de cores e de muita sorte! Por agora eu já preenchi minha quota de ATCs no ano.O diagrama do trevo está aqui e o do lápis aqui .

domingo, 30 de outubro de 2011

XFish Type Square - de Kasumi Seishi

           
        Outro origami do desafio.O 41º comunidade A Arte do Origami. Foi proposto pelo Toledo.Usei papel sanduíche 15 por 15 cm vermelho e dourado.O diagrama foi publicado na 15º Convenção de Origami Tanteidan.O modelo é divertido e permite váriadas interpretações.



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Little Roses de Maria Sinayskaya


.        O modelo Little Roses de Maria Sinayskaya foi escolhido pela Carla  para o 36º desafio de kusudamas da comunidade A arte do origami, no Orkut. Modelo encantador!!! Fiz esse primeiro com papel sulfite lilás e roxo 7 por 7 cm gramatura 80. Ficou pequeno e acho que deveria ter usado um 9 por 9cm para facilitar a viradinha na borda do modelo que dá o efeito de pétala da rosa. No 7 por 7 cm foi dureza! Todo cuidado para não rasgar. Queria algo que combinasse com as cores e pedi mais uma vez ajuda a mãe natureza. Levei para a escola .Lá há uma cerca florida de Pingo de ouro, planta usada para fazer cercas naturais e com flores do tom do kusudama que fiz. Mostrei aos meus alunos e a maioria gostou muito. Apenas um  minuto de distração, escrevendo no quadro... E quando virei o kusudama tinha virou bola de futebol nos pés do Fernando. Aliás tudo vira bola de futebol nos pés e mãos do garoto! Deu ainda para salvar a peça, embora ela tenha ficado um pouquinho amassada antes das fotos. Resolvi registrar do jeito que estava mesmo.Depois doei para a Cássia, uma adolescente do 8ºA, que ficou apaixonada pela peça desde o primeiro momento.O momento dos "clicks" foi repleto dos palpites e perguntas da meninada. Eles não são mesmo uma graça! Os colegas de trabalho ficaram olhando a movimentação meio espantados. Nem todos gostam, mas entendo que a arte é uma forma de sensiblilizar e mostrar algo novo para os alunos.

                                 Diagrama do Little roses aqui

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Diamante de Satoshi Kamiya

           
             Há um tempo eu imprimi o fotodiagrama deste diamante, mas sempre que olhava para ele eu tinha uma diponibilidade passageira.Fazia os primeiros passos e logo na primeira dúvida parava.Esta semana resolvi  estudar de verdade as dobras. Depois de muitas tentativas frustradas e perseverânça, ele finalmente saiu. Não é difícil, mas é necessário bastante precisão para um resultado satisfatório. O diamante se fecha através do espiralamento das abas internas. Para ficar mais fechado o fotodiagrama sugere fechá-lo e colocar um peso por um tempo.Estes são os meus primeiros.



 O CP do diamante foi desenhado por Artur Biermacki. Um vídeo para colapsar o diamante 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Morcego de Tom Defoirdt


            Morcego que fiz há algum tempo com um papel sanduíche  21 por 21 cm.Resolvi postá-lo agora, pois tinha me esquecido mesmo. Foi tema do 37º desafio da comunidade Origami e Arte, do Orkut.O diagrama foi disponibilizado pelo autor aqui .





sábado, 22 de outubro de 2011

4º ATC Aniversário do Origami beagá

       
          Olha eu aqui de novo com o assunto Atc.Feito para comemorar o 4º aniversário de existência do grupo Origami Beagá. Infelizmente não foi possível comunicar com outros grupos para que a permuta acontecesse, se tornando uma ação bem regional mesmo.Como era aniversário eu pensei em um bolo com uma vela, Difícil escolher...Como me encantei com a mamãe tsuru e seu filhotinho resolvi dobrá-los pequenos para o ATC.Fiz também um  kirigami para enfeitar e servir de cenário dando um  destaque a mais à dobradura e servindo de ninho. Alguns pus flores.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Maçarico de Tom Defoirdt

       
            Pássaros pernaltas sempre me chamaram a atenção.Quando criança ficava encabulada com o cumprimento das perninhas do bicho na vida real e nos documentários da vida animal.O maçarico foi tema do 52º desafio da comunidade "A arte do Origami", no Orkut. Sempre que posso participo lá, pois é bacana a brincadeira. Fiz com papel sanduíche 24 por 24 cm. São seres famitos sempre a caça de algo para degustar e por isso arranjei uns petiscos para ele.O diagrama está na página do autor Tom Defoirdt .

sábado, 15 de outubro de 2011

Aos mestres


          Uma colega de trabalho preparou uma linda apresentação para comemorar o dia dos professores e me pediu uma sugestão para presentear com uma lembracinha a todos que participam do processo educativo.Incluímos as cantineiras, serventes, secretárias, professores e direção, pois todos são importantes.Gostei muito da ideia da rosa bombom postada no blog da Isa Klein. Na escola pública adaptamos as sugestões com os recursos existentes e por isso utilizamos tulipas simples, no lugar do botão de rosa e um bombom no meio.Quadrado para a tulipa era de 11 por 11 cm e usamos como recheio aquele bombom famoso no mercado nacional. Tivemos que usar o papel alumínio para revesti-lo, pois agora ele não possui mais. O importante é que os alunos confeccionassem em sala de aula para o dia da apresentação. O resultado ficou muito interessante. Diagrama usado é simples e está aqui.. Dedicatória a todos que de alguma forma ensinam e aprendem um grande abraço e nunca desistam dos seus sonhos!



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mandala russa

      
           Algumas pessoas são como um bom terreno e alguém joga uma semente. Como a terra é apropriada, logo as sementes rompem e se transformam em formas das mais diferentes. Doei uma apostila com origamis variados (diagramas simples e intermediários) para um dos garotos que estavam interessandos na arte do origami. Ele dobrou uma mandalinha russa. Aliás um monte de gente ganhou a mandala e se interessou em aprendê-la com o garoto. Fez com papel reciclado. Depois recebi dele este anelzinho fofo! Apesar da precariedade do papel o que me sensibilizou foi o gesto de ternura dele, como que um agradecimento por eu estar de alguma forma possiblitando a ele contato com uma arte antiga e encantadora. Para muita gente seria besteira o mimo.Conheço alguns que o jogam fora presentes dos meninos, mas guardei na minha caixinha de preciosidades. Numa outra dimensão invisível aos olhos comuns, mas aparente aos sensíveis ele  é  de essência notável! O valor dele  excede o ouro refinadíssimo e é cravejado de grandes diamantes claros e negros. Foi dado de coração!

                      Diagrama da mandalinha está disponibilizado aqui



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Layred Poinsettia - Autora:Meenakshi Mukerji

2ª tentativa
          Kusudama do livro Ornamental Origami de Meenakshi Mukerji. Tema do 35º desafio da comunidade A arte do origami, no Orkut. Fiz duas tentativas.O primeiro usei um papel de presente muito denso e não gostei do resultado.As flores não ficaram fechadas.Decidi tentar de novo.Deu certo.Na segunda usei outro papel de presente de gramatura 70 e gostei muito do resultado.O tamanho do quadrado foi de 16 cm subdividido em quatro partes de 4 cm.


1ª Tentativa

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lírio tradicional


         Uma das primeiras flores que aprendi no origami foi o lírio tradicional. Sempre encantadora, foi a flor escolhida pelos meus alunos do 8º ano para a apresentação que fariam na abertura da primavera. Eles  ensaiaram uma música, dançaram e confeccionaram lírios. Primeiro ensinei a um grupo pequeno que depois dividou o conhecimento com os outros da turma.Os primeiros usei papel de rascunho.Alguns sairam tortos no início.Depois do processo aprendido, o resultado me surpreendeu. Teve gente que gostou apenas do kirigami ( flores recortadas). Fiquei satisfeita com isso também , pois alguns não tomam gosto pelas dobras e nem por nenhum assunto.
       Mesmo não sendo uma dobra totalmente iniciante, os adolescentes aprenderam rapidamente. Repeti o mesmo processo depois com mais duas salas. Deu bastante trabalho e um resultado muito bacana!

Mãos de Júlio César (8ºA) dobrando um lírio.




       
          Fizeram uma caixa cheia deles que depois foram distribuídos para os funcionários da escola.Em todo lugar depois vi lírios dependurados: nos computadores, escaninhos e salas diversas.Alguns foram enfeitar as casas mesmo.Recortamos também usando a técnica do kirigami.Colocamos muitas nas roupas das dançarinas.A aprensentação foi lindíssima!!!

Uma pequena demonstração da produção dos meninos.





 
Vídeo para quem ainda não sabe e quer aprender.

sábado, 8 de outubro de 2011

6º ATC Dobras Brasil 2011

   
       Recebi um convite para participar do 6º ATC Dobras Brasil 2011, cujo tema era "Você e o tsuru". Participei de dois grupos.Para o primeiro fiz um tsuru e  levando flores no bico.Espero que as flores sejam apenas uma representação do desejo de cada um e que  eles se realizem.Para a segunda participação  utilizei uns gatinhos do Aníbal Voyer que eu tinha feito e guardado, pois tem origamis que a gente  se encanta com eles e vai dobrando o tempo todo. Dobrei alguns gatinhos do Fumiaki Shingu do site Origami Club também. Fiz nas idas e vindas do trabalho.O que gato tem a ver com tsuru?Gatos adoram origamis. Brincam, jogam no chão,mordem e até comem. Fica tudo em frangalhos!Nem preciso falar qual a sensação de encontrar um origami que a gente fez com carinho chutado, amassado e babado né?!!!Gatinhos adoram origamis, especialmente os geométricos e kusudamas.Gosto dos gatos.No caso do meu ATC o felino comeu o literalmente tsuru.Só para diferenciar e dar um ar cômico a cena.Atc dá trabalho,mas as trocas e a criatividade dos cartões me amimam a continuar participando.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Coruja - Nguyen Hung Cuong



          Corujinha muito encantadora.Ela fica bem tridimensional.Bem barrigudinha. Foi tema do 51º desafio de origami na comunidade "A arte do origami", no Orkut. Não participei daquele desafio por causa de uma grande demanda de trabalho, mas dobrei  depois. Usei papel sanduíche 12 por 12 cm.O diagrama está na revista Tanteidan 15 th Convention. Interessante que no dia em que fotografei este origami, logo à noite vi uma coruja. Ela voou rapidamente e posou numa árvore.Desconfiada e alerta a tudo, sentiu minha presença, pois tentei chegar mais perto.Movimentos rápidos com a cabeça a procura de alimento.Depois seguiu o caminho dela pela noite.Fiquei muito surpreendida com a aparição do bicho e pena que não pude registrar a presença dela. Mas a de papel está aqui.


 







domingo, 2 de outubro de 2011

Tsuru de Eric Joisel



          Atualmente resolvi dobrar apenas origamis que um dia olhei e falei "É simples, depois eu faço". A rotina, a correria e múltiplas tarefas do cotodiano  fizeram com que  eu nem lembrasse que eles existiam. Agora resolvi priorizar o que estava guardado. Também são modelos que posso em pouco tempo executar, mesmo no deslocamento para o trabalho. Achei muito belo este tsuru quando vi pela primeira vez. É uma modificação do  tradicional e muito bonita.Para fazer é simples, pois é só modificar a cauda, as asas e a cabeça .Outros detalhes são acréscimos da imaginação de quem dobra. Apenas encontrei informações em vídeos. O autor da mudança é Nada de diagrama.Usei papel 21 por 21 cm, sulfite vermelho.


  Depois fiz umas modificações em alguns tsurus.Ficaram com pose de dragãozinho!


                    Vídeo para a modelagerm do tsuru de Joisel .