domingo, 25 de novembro de 2012

Árvore de Natal de Artur Biernacki


               Árvore simples de ser dobrada, mas encantadora pela sua singularidade. Já vem com os enfeites e tudo mais.Usei dois papéis japoneses 12 po 12 cm e um papel sanduíche 14 por 14 cm. O diagrama  foi publicado no livro Polish your origami de autoria de Artur Biernacki ou aqui.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Máscara africana de Simon Andersen

     
         Dia 20 de novembro no Brasil, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Nada mais justo, pois grande parte da população é miscigenada e visível a ascendência negra nos traços físicos, costumes, vocábulos e a forma alegre de ser dos brasileiros.Alguns até tentam negar as origens. Admitir ser negro no Brasil ainda não é simples, porque o brasileiro vive a falsa democracia racial.Só quem tem visivelmente  um jeito, aparência  étnica diferente, seja no falar ou na fisionomia compreende.As relações diárias confirmam. Quem veio a este mundo com esteriótipo admirado  e considerado padrão pela sociedade não entente e até contestará o que escrevo. Não debaterei mais o tema aqui.
         Estou aprendendo admirar máscaras .Encontrei uma máscara de autoria de Simon Andersen. Usei papel sanduíche 21 por 21 cm.O autor disponibilizou o fotodiagrama na página dele.Há origamis variados que você pode conferir aqui .

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Papai Noel simples



           Achei na internet outro Papai Noel simples que posso ensinar para os meninos.O autor eu não sei quem é.Na sala de aula usei papel que tínhamos que era o camurça.Aqui dobrei com Muresco 12 por 12 cm vermelho e papel japonês amarelo da mesma medida.

domingo, 11 de novembro de 2012

Papai Noel dançarino de Tsutomu Nakai





             Papai Noel dançarino de Tsutomu Nakai e foi publicado na Origami Tanteidan Convention 18.Usei papel espelho 15 por 15 cm.Diagrama neste blog






sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Papai Noel de Federico Scalambra


               O Natal está chegando e com ele aquele clima gostoso que enche toda a cidade. Cores, luzes e uma sensação de solidariedade no ar. Prefiro ver por este ângulo.Este Papai Noel é criação de Federico Scalambra. usei papel japonês vermelho12 por 12 cm.O diagrama é muito fácil de ser dobrado e eu o ensinei aos meninos do 6º ano   na escola. Eles colocaram olhinhos boca e cores diferentes nele.O diagrama para quem quiser dobrar está aqui  ou aqui.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vulcão de Paulius Mielinis


               Gostei muito deste  diagrama que é fácil de fazer e produz um resultado muito bacana.Usei papel sanduíche 15 por 15 cm.O autor é Paulius Mielinis e o diagrama e está no e-book Minimalistic Origami works of Paulius Mielinis.




sábado, 3 de novembro de 2012

Natal com Origamigos - Ano 4


               
           Ano passado participei da troca de presentes de número 3.Foi muito bom e este ano já fiz a inscrição para o Natal com Origamigos ano 4. A troca é feita com origamis que podemos colocar na árvore de Natal, mas  acho mesmo legal é o espírito da troca e espero que todos se conectem com essa ideia. A Organizadora do sorteio é a Aline e os detalhes da promoção estão no blog da moça.

Pássaro melancólico de Riki Saito



                 Um passarinho com um olhar tristinho, mas bonito e fácil de dobrar. Usei papel japonês 10 por 10 cm.O autor é Riki Saito   que disponibilizou o fotodiagrama do pássaro na página dele.