quarta-feira, 29 de junho de 2011

I Encontro Internacional de Origami em São Paulo

       Estive na primeira fase do Encontro Internacional de Origami em São Paulo, no Sesc Pinheiros. Impactante e encantadora a decoração feita pela equipe do grupo de estudos e divulgação de origami de São Paulo, o Orisampa para a sala de convivência do segundo andar do prédio. Cerca de quatrocentos modulares variando entre seis e trinta módulos cada. Criados por autores famosos.Realmente foi um grande trabalho em equipe, liderado atualmente pela origamista Vânia Passos.





        
      Achei bastante criativa também a ideia dos tsurus de arame armado.O teto ficou repleto deles. Era impossível entrar na sala de convivência sem olhar para cima e ficar comtemplando.Como a correria e a ansiedade atrapalharam um pouco, acabei esquecendo a câmera e não registrei muita coisa.As oficinas foram muito interessantes e em todos os níveis de conhecimento do origami.Iniciantes e frequentadores do espaço, tiveram oportunidade de usufruir sem constrangimento. Particularmente gostei muito da oficina de Alex Satsukawa que trabalhou usando o mapa de dobras (assunto inigmático para a maioria). Não podia deixar de falar também do origamista nicaraguense Aldo Marcel, que abrilhantou o evento com as Zínnias Elegantes e o beija-flor.Todos foram muito simpáticos e receberam as pessoas com bastante cordialidade e carinho. Espero que muitos encontros internacionais ocorram no Brasil com o digno propósito de expandir essa arte maravilhosa: O origami.

domingo, 19 de junho de 2011

Dia do Espanhol e dança flamenca.

Imagem Google
         
              Dia 18 de junho foi comemorado o Dia do Espanhol.Uma  colega de trabalho me convidou para assistir ao evento. Aconteceu no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte.Várias apresentações artíticas e entre elas dois números de dança Flamenca. Lindos!!!
                                                                                           

 


              Fiquei me perguntando se existia algum origami relacionado à dança Flamenca.Não é que existe uma bailarina.A autora é Julia Palffy.O diagrama está aqui .Um modelo masculino ainda não encontrei.

  Minha bailarina de dança Flamenca.                                               


Atividades na escola 1

              Algumas vezes trabalho artes nas sala de aula. Sempre relacionando o conteúdo da matéria ao ensino da língua. Ás vezes  acontece simplesmente pela diversão e pelo interesse dos meninos nos diagramas e por algum modelo achado na internet ou visto em reportagens. Ensinar 37 ou 40 alunos barulhentos é uma tarefa árdua.Uso as seguintes estratégias:Mostro a eles o origami ou artesanato a ser confeccionado. Pergunto quem quer aprender. Lógico que 99% levanta a mão e diz:Eu!!! Antes do início da tarefa tem-se que estabelecer pactos de silêncio e de cooperação entre eles, depois dividir a turma em pequenos grupos de quatro ou cinco alunos.Sempre tem aqueles que aprendem com maior rapidez e delego a eles a função de  meus ajudantes(monitores). Muitos adolescentes adoram ser monitores, pois se sentem mais capazes.Ensino o passo do diagrama e vou em cada grupo.Os monitores estarão sempre no grupo onde não fui. Assim consigo ensinar alguns origamis mais elaborados para a turma. É trabalhoso! Mas o resultado é lindo demais!!!
         Levei um papagaiozinho que aprendi há muito tempo.Como as dobras são do nível intermediário, dobrei só com o 8º ano( antiga 7ª série).Fizeram usando folhas de papel sulfite A4 mesmo.Alguns coloriram o papagaio.Depois buscaram na internet outros diagramas como o dinosauro.O resultado foi muito bom! Deixo o registro fotoráfico do trabalho do Jonathan e da Chelsea (8º A).

 
Dinosauro feito pela aluna Chelsea (8º ano).

domingo, 12 de junho de 2011

Beija-flores ou colibris 1


           Há tempos namoro colibris de origami.Só agora veio o momento certo para experimentar algumas dobras do pássaro que eu acho lindo! Sempre vejo nas flores com extrema  rapidez dos movimentos. Dobrei hoje esse e fiquei encantada com a beleza dele.Não é difícil!Meus alunos também dobraram alguns na escola. O autor é Fabian Correa.Para visitar a pagina do autor e coletar o diagrama: Aqui .O papel não ajudou muito, pois o corpo poderia ser moldado.Mesmo assim estou feliz com eles.

                       

          
            Mais um lindo beija-flor! O criador é Wilfredo Fiestas.Saiu publicado no livro da Convenção Cusco 2010, porém o autor colocou um vídeo explicativo para ajudar todos amantes de colibris aqui .



                                              

sábado, 11 de junho de 2011

Corações (Hearts)

Imagem do Google
                                                               
             Coração alado (Winget Heart) de Francois Ziegler do livro Origami Hearts.


            Outro coração alado (Heart Wings). Autor: Nguyen Hung Cuong.O diagrama está aqui. Ainda não está perfeito, mas para isso que servem as papirometas!










sábado, 4 de junho de 2011

Presentes!!!

            A arte alegra e e sensibliza nossa alma.Quando é usada para nos presentear acrescenta o valor da beleza e do carinho. A Fênix e o dragão são presentes do amigo (Elder) Boy, amigo que conheci através do Orkut.São lindas esculturas feitas em arame.Impressionante como são produzidas.Mostrei aos meus alunos na escola e eles ficaram encantados.Todos queriam tocar e ver os detalhes.






                
            Outro presente que me surpreendeu também foi a bonequinha de biscut criada pela professora Mônica Cecília, que dá aulas de História.Ela também confeccionou as vestes da boneca.Parte debaixo que sustenta a boneca é na realidade parte superior de uma garrafa pet revestida e pintada.Muito elegante essa representante da raça negra.




                     O palhacinho eu ganhei da Vanda Alburquerque.Foi aniversário do sobrinho dela. Ele e mais alguns foram enfeites de mesa.Uma gracinha!!!



                     Mais um presente lindinho. Uma cadeirinha feita com prendedores de madeira para  roupas Quem me deu foi o Jonathan, aluno do 8º ano B, na escola. Fui surpreendida com mais esta gentileza. Realmente gentileza gera gentileza. Recebi na segunda semana de junho de 2011.